segunda-feira, 21 de junho de 2021

"DÊ TROCO A QUEM PRECISA" PARA A EMERGÊNCIA ABEM: COVID-19 NAS FARMÁCIAS ADERENTES DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

Recolha de donativos nas farmácias para apoiar portugueses mais vulneráveis devido à pandemia

“Dê Troco a Quem Precisa” para a Emergência abem: COVID-19 


nas farmácias aderentes da Região Autónoma dos Açores


- 21 a 29 de junho –

 

Pelo quinto ano consecutivo, a Associação Dignitude vai dinamizar a campanha de angariação de fundos “Dê Troco a Quem Precisa”, que irá decorrer nas farmácias aderentes na Região Autónoma dos Açores entre 21 e 29 de junho.


A iniciativa convida os portugueses a doar o troco das compras realizadas nas farmácias à Emergência abem: COVID-19, para ajudar as pessoas mais vulneráveis devido à pandemia. Os donativos recolhidos serão integralmente aplicados no acesso a medicamentos, produtos e serviços de saúde para quem mais precisa.

A Emergência abem: COVID-19 foi lançada em março de 2020 e já presta apoio a mais de 1.400 portugueses referenciados por entidades parceiras locais, de que fazem parte Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Cáritas e Misericórdias.


A Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Maria José Lemos Duarte, considera que «esta é uma iniciativa que nos deve mobilizar a todos», sublinhando que «os munícipes de Ponta Delgada, uma vez mais, irão afirmar o seu compromisso e solidariedade para com a população mais vulnerável, fazendo a diferença.»


«Ao fazer um donativo numa farmácia aderente da região autónoma dos Açores, as pessoas estarão a contribuir para a Emergência abem: COVID-19, garantindo o acesso aos medicamentos dos mais impactados pela pandemia. Hoje, mais do que nunca, temos de ser solidários», refere Rita Garcia, farmacêutica.


Além da campanha que irá decorrer nas farmácias aderentes entre 21 e 29 de junho, é ainda possível apoiar esta iniciativa através de:


- Transferência bancária para o IBAN: PT50 0036 0000 9910 5930 0855 9


- Via MBWAY: 932 440 068


Os doadores podem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para geral@dignitude.org, para que lhes seja enviado o recibo de donativo.

 

Esta é uma iniciativa apoiada pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia.


Farmácias Dê Troco a Quem Precisa – Região Autónoma dos Açores

 

Farmácia

Concelho

Farmácia Avenida Santa Maria

Vila do Porto

Farmácia Cabral

Vila da Praia da Vitória

Farmácia Central

Ribeira Grande

Farmácia da Misericórdia

Nordeste

Farmácia Garcia

Ponta Delgada

Farmácia Garcia Parque Atlântico

Ponta Delgada

Farmácia Lecoq

Horta

Farmácia Madalena

Madalena

Farmácia Pimentel

Angra do Heroísmo

Farmácia Popular

Ponta Delgada

Farmácia Sousa Botelho

Ponta Delgada

Farmácia Vasconcelos

Angra do Heroísmo

 

Sobre a Associação Dignitude:


A Associação Dignitude nasceu no dia 4 de novembro de 2015, em Coimbra, onde está sedeada. É uma instituição particular de solidariedade social que tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de grande impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses. O abem: Rede Solidária do Medicamento é o primeiro Programa promovido pela Associação Dignitude.


São Associados Promotores a Cáritas Portuguesa, a Plataforma Saúde em Diálogo, a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e a Associação Nacional das Farmácias. Através de protocolos institucionais, juntaram-se ao projeto a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, a União das Misericórdias Portuguesas, a Associação de Farmácias de Portugal e a Associação Nacional de Municípios Portugueses.


Foram Associados Fundadores da Dignitude: António Arnaut; António Ramalho Eanes; Francisco Carvalho Guerra; João Gonçalves da Silveira; João Cordeiro; Maria de Belém Roseira; Odette Santos Ferreira.

 

 

Sobre o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento


O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento é um projeto inovador, lançado pela Associação Dignitude. Tem como objetivo permitir o acesso, de forma digna, aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir, cobrindo, no receituário, o valor não comparticipado pelo Estado.


O abem: está presente em todos os distritos do país e regiões autónomas. Assenta numa rede de parcerias que assegura o circuito solidário do medicamento. Qualquer pessoa em situação de carência pode ser referenciada ao Programa pelas entidades locais, que vão desde Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais, a IPSS e outras instituições da área social. Depois de referenciado, o beneficiário tem acesso ao Cartão abem: bastando apresentá-lo numa farmácia abem: para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem receitados. A despesa realizada é coberta pelo Fundo Solidário, 100% dedicado à co comparticipação de medicamentos dentro do Programa, alimentado por uma campanha permanente de angariação de fundos.


A nível nacional, o Programa já apoiou 22.146 beneficiários de 12.495 famílias, dos quais 13% são crianças. Já foram adquiridas, ao abrigo do abem: 1.060.500 embalagens de medicamentos desde o seu início, em maio de 2016*.


A avaliação de Impacto social do projeto, segundo a metodologia SROI – Retorno Social do investimento – revela que o Programa gerou nos dois primeiros anos um retorno social de 6,9 milhões de euros, mostrando que cada euro investido teve um impacto social valorizado em 7,8 euros.


* Dados referentes ao mês de maio de 2021

 

 

Sobre o Emergência abem: COVID-19


A Emergência abem: COVID-19 é uma iniciativa desenvolvida pela Associação Dignitude desde março de 2020 para apoiar as famílias que ficaram mais vulneráveis em consequência da pandemia COVID-19. Com o apoio de 47 entidades parceiras locais já ajudámos 1.472 portugueses no acesso aos medicamentos, produtos e serviços de saúde*. Apoiámos ainda 14.804 entregas de medicação hospitalar em casa ou numa farmácia próxima do domicílio dos beneficiários, através da articulação com 33 hospitais e 2.906 farmácias*.


No final do ano passo, a Emergência abem: COVID-19 garantiu também a vacinação contra gripe a um dos principais grupos de risco para a COVID-19. Deste modo, os cidadãos com 65 ou mais anos puderam vacinar-se gratuitamente numa Farmácia da sua preferência, à semelhança do que acontece nos centros de saúde, tendo sido garantidas cerca de 200.000 administrações de vacinas contra a gripe sazonal*.


* Dados referentes ao mês de maio de 2021

Sem comentários:

Enviar um comentário