domingo, 3 de maio de 2020

DIZ-ME POR ONDE ANDAS... COM O FURNENSE GUALTER FURTADO

Dr. Gualter Furtado
A edição N.º 5095 do prestigiado e conceituado Jornal a Crença vem com uma forte presença do Concelho da Povoação, que aqui daremos conta ao longo da semana.

Um Olhar Povoacense agradece ao Dr. Gualter Furtado o sua disponibilidade, empenho e interesse em endereçar a este blog que é feito por carolice e nas minhas horas vagas noticias relacionadas com o nosso Concelho. Muito obrigado Dr. Gualter Furtado pela sua prestimosa colaboração!   
Os lugares de 
GUALTER FURTADO 
Nasceu a 1 de Fevereiro de 1953, no Vale das Furnas. Economista de profissão pelo Instituto Superior de Economia, é Presidente do Conselho Executivo do Novo Banco dos Açores.
Desde 01 de Julho de 2019 é presidente do Conselho Económico e Social da Região Autónoma dos Açores. 
Viagem da vida 

A viagem que me marcou mais foi a que realizei aos Estados Unidos da América em 1995 na companhia da minha mulher e com o propósito de participar no encontro anual dos Amigos da Furnas, durante o qual fui homenageado pelos meus conterrâneos. Foi um momento incrível, com uma emoção tão forte que guardo até hoje. Senti que estava em casa e que ali é que estavam as minhas raízes. Felizmente, em termos académicos, profissionais e desportivos tenho tido a felicidade de ter sido homenageado algumas vezes, mas naquele dia 28 de maio de 1995 foi diferente. Na ocasião ficamos nas casas dos meus amigos Antero Oliveira e John Tomásia que nos receberam de uma forma inesquecível. Tivemos também a companhia do Furnense Dr Luís Rodrigues Martins, e que recentemente publicou a monumental obra sobre as genealogias das Famílias do Vale das Furnas. 
Restaurante preferido 
Tenho vários, a Tasca e o Alcides em Ponta Delgada, o Silva na Ribeira Grande, o Jorge em São Brás, e nas Furnas, o Tonys, o Amorim, o Parque de Campismo e o Terra Nostra e finalmente na Ribeira Quente o Costaneira e o Garajau. Com tanto restaurante o leitor pode ser levado a pensar que vou a muitos restaurantes, mas não, gosto é de variar e depois já são 67 anos de idade e 44 anos a trabalhar. 
Oração predileta 
Ave Maria. 
Prato predileto 
Cozido nas Caldeiras das Furnas. 
Espaço para rezar 
A Igreja de Santa Ana no Vale das Furnas. 
Paisagem para demorar 
As matas do nordeste, o mar, as pastagens e avistadas do cimo da Fazenda do Nordeste. A segunda paisagem que não me canso de admirar é o Vale das Furnas observado a partir do Pomar que temos numa encosta do Vale. 
Paixão incontinente 
A Caça quando é praticada com ética, desportivismo, respeito pelos animais, defendendo o meio ambiente, com segurança e num contexto de uma forte componente social. 
Livro de mesinha de cabeceira 
A História do Vale das Furnas escrita pelo Urbano de Mendonça Dias, impressa na Tipografia “A Crença“ em Vila Franca do Campo em 1945. Este livro foi-me oferecido pelo meu Avó Manuel Furtado Sachinho no dia 1 de Fevereiro de 1962, precisamente no dia que fiz 9 anos de idade, e que este meu amigo e Avó entendeu que eu tinha atingido o estatuto de “maior idade”, e considerou “que eu já podia ser caçador, ler e interpretar”. 
Filme para repetir 
Os Pássaros de Alfred Hitchcock. 
Cidade para lavar a alma 
Trinidad no Uruguai 
In Jornal a Crença N.º 5095, de 30 de abril de 2020.

Sem comentários:

Enviar um comentário