A vontade de um povo e o querer colectivo tornaram possível a construção na Lomba do Botão de um templo dedicado a Nossa Senhora de Fátima.
“DEDICATÓRIA
A todos quantos transformaram em
realidade o que parecia sonho.
E foi-lhes de estímulo a grande
abnegação e a Fé
Se uma obra começa com a bênção e lançamento oficial da primeira pedra, então estamos a comemorar hoje 54 anos desse acontecimento: 13 de Maio de 1966 - 13 de Maio de 2020.
A realidade, porém, é bem diferente. Esta obra começou a existir há muito mais tempo, mesmo antes de 13 de Fevereiro de 1964, dia em que o então Bispo da Diocese, D. Manuel Afonso de Carvalho, deu autorização para se construir na Lomba do Botão um templo dedicado a Nossa Senhora de Fátima. Não é o decreto da autoridade, qualquer que ela seja, que dá início à vontade de um povo. Antes da "lei", está o querer colectivo, os ditames do coração humano, a fé. E tudo isso existia latente na população desta Lomba. O "placet" do Prelado diocesano apenas veio dar forma institucional. Veio confirmar que o que se sentia e desejava não era "heterodoxo", nem contra o pensar do "legislador". E isto, para um povo profundamente católico, era muito significativo. Passados que são 54 anos sobre a data do lançamento da primeira pedra, relembremos algo que foi feito com muito amor e querer pelos nossos pais e avós. E não só. Também por muitos que ainda peregrinam neste mundo.
A todos, o nosso Bem Hajam!”
Dedicatória transcrita da autoria do Pe. Octávio de Medeiros.
Sem comentários:
Enviar um comentário