sábado, 10 de agosto de 2019

TRIATLETA POVOACENSE SOFREU ACIDENTE ENQUANTO EFETUAVA TREINO DE BICICLETA

O povoacense Hélder Rui Pimentel Fortuna, praticante da modalidade de Triatlo, sofreu um grave acidente no passado domingo quando efetuava o seu habitual treino de bicicleta.

O nosso amigo e colega de estrada não ganhou para o susto, sofrendo lesões significativas ao nível do rosto, fracturando o maxilar, tendo mesmo de ser encaminhado para Lisboa para minuciosa intervenção cirúrgica.

Poderia ter acontecido a qualquer um de nós que tal como o amigo Hélder também andamos praticamente todos os domingos e, aproveitando o verão, em vários dias da semana na estrada de bicicleta (grupo PVCbiketeam).
Ninguém está livre de um acidente e todo o cuidado é pouco. Quando saímos para a estrada para desfrutar de umas horas ao pedal nunca pensamos no pior, também se fôssemos a pensar nisso não saíamos de casa. 

Hélder Rui Pimentel Fortuna conta 40 anos de idade. O ano passado participou pelo terceiro ano consecutivo no Azores Islands Triathlon.

Em 2016 fez o Triatlo Sprint que correspondeu a 850 metros de natação, 20 km de bicicleta e 5km de corrida. Terminou a prova na 26° posição, com o tempo total de 1hora e 49minutos, no universo de 47 atletas. O triatlo sprint é uma prova de promoção para quem quer iniciar-se na modalidade.

Em 2017 Hélder Fortuna e um grupo de amigos decidiram preparar-se para a prova do Triatlo Longo, a preparação iniciou-se de imediato. Por ser uma prova Longa de resistência exigia muito tempo para treinar, estamos a falar em média 4 horas de natação, cerca de 120 km de bicicleta e de 30km de corrida por semana. “Muitas vezes era quase impossível cumprir estas metas mas fazíamos os possíveis para conseguir” afirmou Hélder Fortuna ao Um Olhar Povoacense em entrevista concedida a 8 de dezembro de 2018.

O Triatlo Longo é composto por 2 km de natação, 84 Km de bicicleta e 21km de corrida (correspondente a um half Ironman), Hélder e o seu colega conseguiram terminar a prova, sendo esse o objetivo a alcançar, ficaram em 31° e 32° lugar respetivamente, com 6horas e 46minutos num universo de 71 atletas.

No ano passado, de 2018, como foi o Campeonato Ibérico de Triatlo de Longa Distância, em que as distâncias quase duplicaram, estamos a falar de 4 Km de natação, 120km de bicicleta e 30 km de corrida, Hélder e os colegas decidiram que não era possível alcançar este objetivo e voltaram a fazer o Triatlo Sprint. A preparação não foi a que mais desejava fazer, pois este desporto exige muita disponibilidade, mas mesmo assim conseguiu uma boa classificação geral tendo ficado na 13° posição com 1hora e 38minutos a 12 minutos do primeiro classificado num universo de 31 atletas. Pela primeira vez foi atribuído classificação por escalões, onde o atleta povoacense conseguiu ficar em 2° lugar no escalão dos 35-39 anos e o seu amigo Paulo Tavares no 3° lugar.

O grupo de ciclistas PVCbiketeam deseja ao colega de estrada as melhoras e rápida recuperação. Cá te esperamos para o regresso à estrada.

Um Olhar Povoacensedeseja ao amigo Hélder e sua família muita força nesta hora difícil e complicada das vossas vidas, que ultrapassem com garra e mestria do impacto deste valente susto. As melhoras e rápida recuperação.

Sem comentários:

Enviar um comentário