Dia 27 de Julho pelas 21h30 no Teatro Micaelense
No próximo dia 27 de Julho, às 21h30, Duarte Gonçalves Rosa, o grande responsável pelo acervo do mestre, pedagogo e músico açoriano, Thomaz de Borba, apresenta a obra “Tomás de Borba: Composição e Pedagogia”, no Salão Nobre do Teatro Micaelense, em Ponta Delgada.
Esta monografia, que é da autoria de Duarte Gonçalves Rosa, sendo co-autores Antero Ávila e Edward Luiz Ayres d’Abreu, procura refletir sobre alguns dos aspetos notáveis da obra do compositor e pedagogo terceirense Tomás Borba (1867-1950).
Complementando e ilustrando esta apresentação, o coro da Vox Cordis – Associação Musical e, bem assim: Sofia Coelho – soprano; Rui Baeta – barítono; Pedro Carvalho – flauta; Duarte Martins – piano, interpretarão músicas eruditas de câmara e de cariz popular. Actuará, igualmente, um coro infantil, formado pela Vox Cordis para o efeito, sob a direção de Paula Silva. A direção musical do coro da Vox Cordis será da responsabilidade do maestro Odilardo Rodrigues.
O evento tem entrada gratuita e o concerto recupera algum do trabalho musical e coral deste grande vulto açoriano que é Thomaz de Borba.
Mais uma vez colocando-se na vanguarda da música coral, nos Açores, a Vox Cordis, através do seu coro vai abrir caminhos e valorizar obras nunca trabalhadas na nossa região e no País, algumas das quais, ainda manuscritas no Fundo Tomás Borba que se encontra na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo.
Co-autor, com Fernando Lopes-Graça, do ilustrado “Dicionário de Música” (1956-58), uma das obras de referência no estudo da música, Borba foi um músico que cultivou diversos géneros de composição musical e, na opinião de Luís de Freitas Branco e de Frederico de Freitas, um dos primeiros compositores portugueses a usar os «estilos do modalismo e cromatismo».
A obra, agora publicada, contextualiza todo esse seu trabalho de composição, sendo ainda enriquecido com análises e seleção de obras que demonstram a inventividade e proficiência musicais do compositor. Aborda, também, o labor pedagógico de Borba, salientando o papel inovador que teve na pedagogia da música em Portugal, particularmente através da introdução do Canto Coral nas escolas e dos trechos que escreveu para as disciplinas de Educação Musical e Canto Coral, onde é bem evidente uma especial preocupação com a voz das crianças e a evolução da mesma pelos diversos níveis etários.
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