quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO DO FUNDADOR DA FUNDAÇÃO MARIA ISABEL DO CARMO MEDEIROS 1902 - 2015

O Padre João de Medeiros nasceu no dia 18 de Fevereiro de 1902 e foi ordenado Sacerdote no dia 7 de Novembro de 1926.

O seu primeiro grande feito, ainda antes de instituir a Fundação Maria Isabel do Carmo Medeiros, foi o início do 1º e 2º ciclos do Liceu, o Externato.

Veio a falecer nos Estados Unidos da América, no dia 20 de Julho de 1983.

Este nosso conterrâneo filho dos povoacenses João Jacinto de Medeiros e de Maria Isabel do Carmo Medeiros, foi o fundador da Fundação com o mesmo nome de sua mãe. Ainda em vida, doou à Fundação 2.500.000$00 para a construção de um estabelecimento de ensino para o 1.º e 2.º ciclos do Liceu, que não existia no seu concelho, e ainda 35 alqueires de terra para precaver o futuro da mesma. Dotar os jovens da sua terra natal com formação adequada era o seu desejo e prioridade, bem como, contribuir positivamente para o desenvolvimento da terra que o viu nascer. Este seu desejo veio a encontrar no Monsenhor João Maurício de Amaral Ferreira (Patrono da Escola Profissional), um continuador a “toda a prova”.

Correspondendo à vontade do Padre João de Medeiros, a Fundação Maria Isabel do Carmo Medeiros tem três grandes desígnios estatutários:

- Educação, Cultura e Formação Profissional.

- Protecção à Infância, Juventude e Terceira Idade.

- Colaboração na obra de Catequese e realização de outras actividades julgadas convenientes à prossecução de fins espirituais.

O Reverendo Padre João de Medeiros além da excelente obra do edifício do Externato, pavimentou com madeira de bissilon a capela-mor da igreja matriz desta Vila e enriqueceu-a com o artístico cadeirado, em sucupira, e auxiliou vários seminaristas pobres. 

Celebramos, hoje 113 anos do seu nascimento. Hoje todos os povoacenses têm o dever de dar Graças a Deus por este grande benemérito, Padre João de Medeiros, e “honrar” o generoso e notabilíssimo gesto que, põe ser tão raro, merece o nosso louvor e gratidão.

Povoação, 18 de Fevereiro de 2015

A Direcção da Fundação

Sem comentários:

Enviar um comentário