quinta-feira, 3 de outubro de 2013

CURSOS ABC, PROMOVIDOS PELO GOVERNO DOS AÇORES, ASSEGURAM HABILITAÇÕES MÍNIMAS A CERCA DE 800 DESEMPREGADOS

Todos os desempregados inscritos nos centros de emprego dos Açores residentes nos maiores concelhos da região e que não possuem habilitações mínimas, encontram-se neste momento a concluir cursos de Aquisição Básica de Competências (ABC) promovidos pelo Governo Regional.

Estão em formação nos concelhos de Ponta Delgada, Nordeste, Povoação, Angra do Heroísmo, Velas e Calheta todos os desempregados não detentores do 4.º ano de escolaridade, o mesmo se verificando com os que não possuem o 6.º ano de escolaridade nos concelhos de Nordeste, Povoação, Velas e Calheta, num total de 791 pessoas.

Os cursos ABC, uma das medidas inscritas na Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial, têm por objetivo garantir que todos os inscritos nas Agências para a Qualificação e o Emprego detenham, pelo menos, o grau mínimo de habilitações que lhes permitam o acesso ao mercado de trabalho.

Entre as 791 pessoas atualmente em formação, 294 estão a completar o 4.º ano de escolaridade e as restantes 497 concluem o 6.º ano, em cursos de 300 horas ministrados por professores selecionados entre os docentes não colocados nos concursos da Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura.

A aposta do Governo Regional no sentido de aumentar a qualificação dos açorianos e, por essa via, as suas oportunidades de empregabilidade, contribuindo assim para uma sociedade mais justa e desenvolvida, tem vindo a ter bons resultados.

Desde fevereiro até ao final de setembro, a frequência dos cursos de Aquisição Básica de Competências passou de 121 formandos para os 791 que agora estão a concluir a sua formação.








Sem comentários:

Enviar um comentário