segunda-feira, 7 de outubro de 2013

CENTRO AMBIENTAL DO PRIOLO COM NOVO HORÁRIO NO OUTONO

O Centro Ambiental do Priolo, no outono, passa a funcionar com um novo horário. Durante o mês de Outubro e Novembro, este centro de interpretação, localizado no Nordeste, encerra durante a semana, abrindo ao fim-de-semana e feriados, das 12h às 17h. A visitação é também possível nos restantes dias, sujeita a marcação antecipada e à disponibilidade dos técnicos. 

Desde o início do ano, este centro, coordenado pela SPEA, já recebeu quase 3000 visitantes, acolhendo centenas de turistas de diversas nacionalidades sendo apontado por muitos como uma porta de entrada para a ZPE Pico da Vara / Ribeira do Guilherme. Esta é uma das áreas prioritárias do Parque Natural de Ilha de São Miguel, onde se podem encontrar as maiores áreas de floresta Laurissilva (a floresta original dos Açores) da ilha e outros habitats tão importantes como as turfeiras do Planalto dos Graminhais também a desaparecer das paisagens açorianas. Nesta zona podem ainda ser observadas algumas das espécies de conservação prioritária dos Açores, nomeadamente o Priolo.

Numa visita a esta área protegida, inserida na rede Natura 2000, podem ser ainda observados os trabalhos de conservação desenvolvidos pelos projetos LIFE, implementados pela SPEA, Governo Regional e diversos parceiros em prol da preservação do priolo e habitats nativos, com consequências muito positivas na própria conservação e expansão da floresta Laurissilva bem como as ações desenvolvidas com o objetivo de recuperar áreas de turfeiras. Neste momento, mais de 350 ha foram intervencionados nestes projetos contribuindo para aumentar e melhorar a experiência do turista que visita a ilha de São Miguel.

O Centro Ambiental do Priolo está localizado na Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro, na Pedreira do Nordeste e pode assim ser visitado nos fins-de-semana e feriados dos meses de Outubro e Novembro das 12h às 17h, sendo possível a visitação nos restantes dias da semana através de marcação atempada, através do número 918 536 123. Se ainda não teve oportunidade de visitar este centro, aproveite os próximos fins-de-semana. Para mais informações consulte a página www.centropriolo.com


Sem comentários:

Enviar um comentário