terça-feira, 20 de agosto de 2013

GRUPO FOLCLÓRICO DE FERMENTÕES ATUOU ONTEM NA FREGUESIA DE FURNAS

O grupo folclórico de Fermentões, Guimarães, encontra-se na ilha de São Miguel em digressão, e ontem a convite do grupo folclórico das Camélias atuou no novo espaço criado para o efeito na avenida de Furnas pela Junta de Freguesia local.

É sempre agradável conviver e assistir-se a eventos culturais, ainda para mais nesta época, dando um outro espírito às agradáveis noites de verão.

O grupo folclórico das Camélias abriu o serão cultural, apresentando às muitas pessoas que se concentraram no recém-construído jardim das Furnas, pela junta local, as raízes das danças do nosso Folclore, sendo acompanhados atentamente pelo público presente e pelos elementos vindos da cidade de Guimarães.

O grupo folclórico da casa a terminar a sua atuação convidou elementos do grupo forasteiro para ingressar numa modinha da nossa cultura micaelense, o que foi agradável de se ver.

Terminada a atuação procedeu-se à cerimónia de boas vindas por parte do grupo local e Câmara Municipal com a troca de lembranças.

Depois desse intervalo cerimonioso prosseguiu o espetáculo com o grupo vindo de Guimarães, aldeia de Fermentões, onde estes apresentaram a sua cultura musical e dançarina, que naturalmente é muito diferente da nossa, mas muito bonita de se ver e apreciar.

Durante a atuação do grupo folclórico de Fermentões não fomos alheios a um zum zum entre muitos furnenses presentes nesta bonita noite cultural, que estranharam e criticavam veemente o porquê da organização não ter feito menção à Junta de Freguesia Local (que também tinha uma lembrança para o grupo folclórico de Fermentões), nem ter chamado ao palco o seu presidente, erro este, que no final da atuação do grupo convidado foi em tempo útil desfeito, tendo um elemento do grupo folclórico das Camélias pedido desculpa ao público presente e ao presidente da junta furnense, Delmar Medeiros, pela falha cometida, bem como agradecendo à Junta de Freguesia a cedência do espaço para a atuação, bem como do seu equipamento de som. Falhas acontecem, ninguém está livre delas, mas, nestas coisas, há sempre que ter o devido cuidado.

A noite de segunda-feira na sala de visitas dos Açores foi muito agradável com a atuação de dois ranchos folclóricos de muita qualidade.

Parabéns a todos os dançarinos, músicos e seus elementos diretivos por manterem bem vivas as tradições culturais de cada freguesia.





























































    

    




Sem comentários:

Enviar um comentário