sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

VISITA AO PLANALTO DOS GRAMINHAIS NO DIA MUNDIAL DAS ZONAS HÚMIDAS

Comemora-se dia 2 de fevereiro, o Dia Mundial das Zonas Húmidas. A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), no âmbito do projeto LIFE+ Laurissilva Sustentável, associa-se a estas comemorações e organiza neste dia uma visita guiada ao Planalto dos Graminhais para dar a conhecer esta importante área natural e zona húmida do Parque Natural de Ilha de São Miguel, bem como os  trabalhos que estão a decorrer para a sua recuperação.

A zona central do planalto dos Graminhais é uma das zonas de intervenção do Life+ Laurissilva Sustentável, projeto que resulta de uma parceria da SPEA, Governo dos Açores e Município da Povoação, que tem como um dos objetivos a recuperação das turfeiras existentes nessa área.  Estas turfeiras estão integradas na Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies da Tronqueira e Planalto dos Graminhais, uma das áreas com maior valor de conservação do Parque Natural de Ilha de São Miguel.

As turfeiras são zonas húmidas de enorme relevância biológica e um dos habitats mais raros e em maior risco nos Açores. As turfeiras apresentam também uma enorme importância para a qualidade de vida das populações, sendo por exemplo essenciais para a regulação do ciclo da água e erosão, contribuindo para garantir o fornecimento de água de qualidade e em quantidade às populações.

O Planalto dos Graminhais é uma das maiores áreas de turfeira dos Açores tendo ao longo dos séculos sofrido uma série de alterações por ação humana que levaram progressivamente à sua degradação e perda das qualidades que as caracterizam. No sentido de reverter essa situação, desde 2009 têm vindo a ser realizadas diversas acões na área central do planalto com vista à sua recuperação, nomeadamente através da remoção de vegetação exótica invasora na área de turfeiras e acessos circundantes, plantação de espécies nativas, interdição do pastoreio, encerramento de valas de drenagem, renaturalização de antigos caminhos de penetração, requalificação do trilho pedestre de acesso ao Pico da Vara, etc. Estas ações têm vindo a permitir um restabelecimento do nível de água na turfeira, reduzindo a escorrência e erosão, e permitindo a regeneração do musgão e dos processos naturais destes ecossistemas.

A visita será orientada pelo responsável pelas ações de conservação das turfeiras do projeto LIFE Laurissilva Sustentável, Rui Botelho, sendo possível ficar a saber mais sobre as turfeiras e verificar in loco os resultados já alcançados na sua recuperação.


A visita irá decorrer durante a manhã, sendo o ponto de encontro no Parque da Ribeira dos Caldeirões, na Achada, Nordeste, às 9h30. A inscrição é obrigatória e deve ser feita em http://centropriolo.spea.pt,

Sem comentários:

Enviar um comentário