fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

GENTE DA NOSSA TERRA: MARIA DE FÁTIMA VIEIRA


Maria de Fátima Medeiros Vieira, nascida a 11 de Maio de 1966, na Freguesia de Nossa Senhora dos Remédios, é filha de Manuel Franco Vieira e de Maria Cisaltina de Medeiros Machado, e casada com José Ernesto Raposo Vieira com quem tem 2 filhas.

Frequentou o 1º ciclo do Ensino Básico na Escola da Lomba do Loução, os 2º e 3º ciclos no, então, Externato Maria Isabel do Carmo Medeiros, o Ensino Secundário na Escola Secundária Antero de Quental, em Ponta Delgada, e Licenciou-se em Turismo na universidade dos Açores. Para além disso, possui o Curso de Técnico de Contabilidade e Gestão pelo IAT, o de empreendedorismo pela universidade dos Açores, bem como o de Agentes de Desenvolvimento e Dinamizadores Sócio-culturais, promovido pelo Centro Social e Paroquial de Ribeira Quente.

No ano letivo de 1985/86, lecionou aulas de História, Estudos Sociais e Trabalhos Manuais, no ensino particular, no Externato Maria Isabel do Carmo Medeiros. De 1 de Janeiro de 1993 até Julho de 1996, voltou a lecionar, já no ensino oficial.

Fez parte da Assembleia de Freguesia de Nossa Senhora dos Remédios, no mandato de 1989-1993 e, em Dezembro de 1993, foi eleita presidente da Junta da mesma freguesia, exercendo esse cargo de Janeiro de 1994 até Agosto de 2002. Foi a 1ª mulher eleita democraticamente no concelho de Povoação e a assumir essa responsabilidade.

Desenvolveu na sua freguesia vários projetos de carácter social, cultural e recreativo, tanto na qualidade de autarca, como na de cidadã interventiva, salientando-se a sua intervenção no processo heráldico, o qual foi aprovado no dia 17 de Dezembro de 1997.

Em Setembro de 1997, foi convidada para ser Gestora Social do Programa 3, do Projeto Valorizar, e contribuiu no processo de constituição da Cooperativa Regional de Economia Solidária (CRESAÇOR).

Foi sócia fundadora da Associação Cultural e Desportiva de Nossa Senhora dos Remédios, bem como da Cooperativa Celeiro da Terra e, de Janeiro de 2000 a Agosto de 2002, exerceu o cargo de Chefe de Secção da mesma instituição; Em Março de 2002, Fátima Vieira é eleita para o cargo de Secretária da Comissão para os Assuntos Económicos da sua Paróquia, equipa que levou a cabo as obras de remodelação da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios e, mais recentemente, da casa de São José e da  igreja do Divino Espírito Santo.

Em Setembro de 2002, foi convidada para assumir, na Câmara Municipal, o cargo de Adjunta do Presidente Francisco Álvares, cargo que desempenhou até Outubro de 2005.

No dia 31 de outubro de 2005, tomou posse como Vereadora, assumindo, em Novembro do mesmo ano, os Pelouros da Cultura, Desporto e Turismo, onde desenvolveu vários projetos ligados à cultura e ao desporto.

Atualmente ocupa o cargo de Presidente da Fundação Maria Isabel do Carmo Medeiros, tendo tomado posse para o quadriénio 2018/2022 a 15 de Outubro de 2018, sendo de salientar que esta é a primeira vez, na história desta prestigiada Instituição concelhia, que um leigo é nomeado para presidir à sua Direção.

Povoação, sexta-feira, 30 de novembro de 2018.

1 comentário:

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot