fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

REVERENDO HERMENEGILDO OLIVEIRA GALANTE FILHO DA FREGUESIA DE FURNAS


Nasceu na freguesia de Furnas, aos 28 de janeiro de 1923.

Filho de Manuel Vieira Galante e de Alexandrina Tavares de Oliveira, neto paterno de António Melo e de Maria Eugénia de Sousa Salvador.

Foi batizado na igreja paroquial de Furnas pelo Pe. José Jacinto Botelho, aos 11 de fevereiro de 1923, sendo padrinhos José Tavares de Oliveira e Maria dos Anjos Oliveira.

Recebeu o sacramento do Crisma na igreja paroquial de Furnas, sendo seu padrinho o pároco de então, Padre José Jacinto Botelho.

Terminados os estudos na escola primária da sua terra natal, deu entrada no Seminário de Angra no ano letivo 1937-1938. Aqui terminou os estudos teológicos, sendo ordenado sacerdote pelo Bispo de então, D. Guilherme Augusto Inácio da Cunha Guimarães, na Sé Catedral de Angra, aos 13 de junho de 1948, tendo celebrado a sua Missa Nova na igreja paroquial de Furnas.

Atividade Pastoral

Após a sua ordenação, passou um ano em casa dos pais sem receber Provisão.

Em 1949 foi nomeado Vigário Cooperador da Beira, ilha de São Jorge, tendo permanecido nesta paróquia até 1954, data em que foi transferido para a paróquia de Santo Amaro na mesma ilha.

Após a morte de seu pai solicitou ao senhor Bispo a sua transferência para a ilha de São Miguel, a fim de estar mais perto da família. O seu pedido foi atendido e, em 1961, é colocado como Pároco de Capelas, paróquia onde exerceu até 1980, data em que foi transferido para a paróquia de Furnas, sua terra natal. Aqui exerceu o sacerdócio até 2002, data da sua jubilação, a qual foi um pouco/bastante esquecida pelos paroquianos.

Observações:

Foi Professor de Religião e Moral e de Educação Musical no Externato Maria Isabel do Carmo Medeiros (1981-1991) e membro da Direção da Fundação Maria Isabel do Carmo Medeiros.

Apesar da situação de Jubilado, nunca regateou dar a sua colaboração aos colegas da Ouvidoria, tendo mesmo sido nomeado responsável pelo Arquivo Histórico da Ouvidoria de Povoação.

Se em todas as paróquias em que exerceu o sacerdócio deixou marcas profundas e duradouras do seu zelo pastoral e da sua verticalidade, também não podemos deixar de mencionar aqui o empenho que demonstrou na restauração e conservação do património construído daquelas paróquias. No entanto, foi sobretudo na Paróquia de Furnas que a sua obra mais se fez sentir. Com efeito, é a ele que se fica a dever todo o ordenamento do território envolvente à igreja de Nossa Senhora da Alegria. Com sensibilidade e bom gosto, implantou naquele espaço o edifício do Centro de Catequese, o Passal da paróquia, o Centro Social e Paroquial e ainda a Capela da Ressurreição. Estes dois últimos edifícios foram já concluídos pelo Pe. Silvino Amaral que, após a Jubilação do Pe. Hermenegildo, o foi substituir como Pároco, em acumulação com a Paróquia da Ribeira Quente.

Além de todo este seu empenho, é de relevar, com justiça, o grande investimento por ele realizado na recuperação da “memória histórica” da paróquia de Furnas, Pelo que conheço, deve ser das únicas paróquias que se podem orgulhar de ter um arquivo histórico tão rico e tão completo como aquele que o padre Hermenegildo deixou nas Furnas. Por tudo o que fez, e pela forma exemplar como tem procurado viver, merece a nossa profunda gratidão e a nossa sentida homenagem. Homenagem que, em nosso entender, nunca lhe foi prestada como merecia o fosse.

Faleceu na sua residência na manhã de 12 de setembro de 2014, contava 91 anos de idade. 


Fonte: Clero da Ouvidoria da Povoação de Octávio Henrique Ribeiro de Medeiros (2ª Edição revista e atualizada, ano de 2014).

Povoação, quarta-feira, 16 de janeiro de 2019.

1 comentário:

  1. Foi meu colega de Direção na Fundação MISM,durante 17 anos,Homem com H grande,grande sacerdote e uma pessoa com fino trato e sempre bem disposto.Foi um prazer ter trabalhado com ele.Descansa em Páz Padre Hermengildo Galante.Ficarás sempre na nossa memória.

    ResponderEliminar

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot