fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

TRAGÉDIA DA RIBEIRA QUENTE EM 1997 MARCA A HISTÓRIA DA RIBEIRA QUENTE, CONCELHO DE POVOAÇÃO, NA ILHA DE SÃO MIGUEL


O dia 31 de outubro de 1997 é um dia do calendário como qualquer outro, mas no entanto, foi um dia que marcou e bem a Freguesia de Ribeira Quente essencialmente pela negativa.

Foi um dia de profunda tristeza e de um luto profundo, porque a tristeza bateu à porta sem pedir licença daquela pobre humilde gente da localidade ribeiraquentense, onde um “mar” de lama e de muita chuva, arrastou consigo muitas árvores e pedras pela ribanceira abaixo, provocando grandes derrocadas sobre algumas habitações vitimando 29 pessoas, na Zona da Canada da Igreja Velha, assim conhecida aquele local por todos nós. Além disso, como todos sabem e têm conhecimento, a Ribeira Quente é uma freguesia pequena onde as pessoas conhecem-se todas umas às outras, bem como constituída também por muitas famílias e amigos. Mas aquele dia trágico, ou seja, aqueles deslizamentos de terras por cima das habitações, nem quiseram saber se haviam amigos e familiares, levaram tudo à sua frente, sem ao menos pedir licença como se costuma dizer…pobres gentes!

É um dia que, quando chega à dada de 31 de outubro, vem à memória aquele terrível ano de 1997, vem sempre à retina aquela grande tragédia e as saudades dos que partiram, as dores, são muitas devido á falta dos seus entes queridos, porque são 21 anos que faz hoje aquela triste noite que abalou a Ribeira Quente.

Contudo e como autarca local na altura, percebi naqueles instantes que se instalou um clima de grande medo, porque os deslizamentos de terras continuavam sempre, mas em menor escala e por isso a aflição das pessoas era grande.

Atualmente, ou seja, ainda hoje, quando chove muito vem sempre à memória daquele povo a tal tragédia e aquelas gentes ficam sempre em desassossego e com medo que aconteça algo na localidade, visto que a Ribeira Quente é uma pequena fajã e como tal, tem mais probabilidades de acontecer outros deslizamentos. Por isso e doravante esse grande trágico acontecimento ficará para a história da Ribeira Quente, como grande horror e nunca mais será esquecida aquela madrugada do dia 31 de Outubro de 1997 que faz hoje precisamente 21 anos.

Videoclip do cantor Mario Marinho e o tema original "Catastrofe da Ribeira Quente" sobre a tragedia da madrugada de 31 de Outubro 1997 onde houve 29 vitimas das derrocadas & chuvas naquela freguesia pescatoria em Sao Miguel, Acores.

João Costa Bril


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot