fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

domingo, 21 de outubro de 2018

O QUE SE ESCREVEU SOBRE A ERMIDA DE SANTA BÁRBARA


“... da banda do leste, da outra parte da grande ribeira, que sai ao mar, está uma ermida de Santa Bárbara, que foi a primeira Igreja que se fez no mesmo lugar da Povoação, onde se celebrou a primeira missa que na ilha se disse (...) e aqui como já foi dito, se disse a primeira missa em uma ermida que mandou fazer um tal Mateus Dias”. (Gaspar Frutuoso – Saudades da Terra, LvIV, cap.39. Pag. 148. Ed. 1998)
_____________________________________________

Logo acima mais, levantaram altar, em que se disse a primeira missa, na qual um Mateus, homem honrado, fez a ermida de Santa Bárbara, e esta foi a primeira Igreja que houve em esta ilha.” (Frei Agostinho Mont’Alverne – Crónicas da Província e S. João Evangelista das Ilhas dos Açores)
_____________________________________________

A ermida de Santa Bárbara da Lomba do Carro da Povoação é a representante do mais antigo templo levantado nesta Ilha de S. Miguel. Não estava, esta ermida, em lugar acessível e cómodo aos habitantes da localidade, não havia caminho nem atalho que a ligasse com a praia, que seria o centro de toda a vida do lugar, porque a ter, não faria João de Arruda da Costa a Igreja de Nossa Senhora dos Anjos (hoje do Rosário) que foi a paroquial daquele lugar.” (Urbano Mendonça Dias – Igrejas, conventos e ermidas dos Concelhos de Povoação e Nordeste).
_____________________________________________

Santa Bárbara que fica num cume de um alto monte superior à freguesia e paróquia, é muito formosa ermida com seu alpendre sobre pilares aberto por todas as partes, e de muita romagem e milagres, foi feita pelo povo e conservada muitos anos por Leandro Rodrigues o Velho, que servia de mordomo por sua devoção.” (Diogo da Chagas – Espelho Cristalino).
______________________________________________

Alguns consideram ser a Igreja de Santa Bárbara o primeiro templo construído nesta ilha e hoje em patente estado de ruína.” (Apontamento Histórico-Etnográfico. Vol. III – Ed. 1984).
_______________________________________________

Parece fora de dúvida que foi na Povoação, ou mais propriamente, na Povoação Velha, como referem os mais antigos documentos, que desembarcaram e se fixaram os primeiros povoadores da ilha de São Miguel. Um dos seus primeiros cuidados foi construir um pequeno templo que provesse ao espiritual do reduzido aglomerado humano ali estabelecido. E assim foi edificado o pequeno templo que dedicaram a Santa Bárbara.” (Prof. M.J. Andrade – Açoriano Oriental).
_____________________________________________

Ao cimo da alcantilada Lomba do Carro ergue-se, modesta e despretensiosa, a Ermida de Santa Bárbara, construída no logar onde foi dicta a primeira missa, quando os primeiros descobridores abordaram a Povoação. Foi a primeira Igreja construída em São Miguel e reedificada depois dos tremores de terra de 1881, faltando-lhe ainda a torre, para cuja construção uma dama piedosa deixou um donativo. A ermida nada tem que a recomenda. Encerra apenas um altar, extremamente modesto, com uma antiga e grosseira imagem de Santa Bárbara. Está, porém, numa posição magnífica, desfructando d’ella um belo e larguíssimo panorama.” (Valle e Sousa – Recordação de S. Miguel – A minha primeira comarca – 1905).

Povoação, domingo, 21 de outubro de 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot