fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 2 de outubro de 2018

MOSTRA GASTRONÓMICA DE ÁGUA RETORTA MERECE VOTO DE CONGRATULAÇÃO NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL


A Mostra Gastronómica de Produtos Agropecuários de Água Retorta, organizada, há oito anos, pela Junta de Freguesia local e apadrinhada pelos Serviços de Desenvolvimento Agrário de São Miguel e pela Câmara Municipal da Povoação que levou a bancada do Partido Socialista a propor um Voto de Congratulação na última Assembleia Municipal da Povoação, aprovado por unanimidade.

Pode ler-se no voto que “ao longo destas oito edições este evento tem crescido exponencialmente, em quantidade e qualidade, fruto do excelente trabalho desenvolvido quer pela junta de então, quer pela atual, liderada pelo Dr. Sérgio Medeiros que perceberam que o caminho certo para o desenvolvimento desta pitoresca freguesia era a da oferta de produtos típicos e genuínos”.

A par da vertente do artesanato, a I Mostra, que teve como objetivos a promoção dos produtos locais e a divulgação da gastronomia típica da freguesia, “foi uma aposta ganha pela grande afluência de visitantes ao local”. Para degustação estiveram presentes à mesa o vinho e o café produzidos na Fajã do Calhau, um variado número de pratos típicos, enchidos, compotas, licores, doces, chás e ainda o queijo de Água Retorta, uma iguaria que a Junta de Freguesia pretendia recuperar e que hoje é praticamente uma aposta ganha: “Há um investidor que já adquiriu um terreno para a construção de uma queijaria, o que trará mais riqueza, emprego e desenvolvimento ao concelho”, referiu a proposta votada.

A oitava edição, que se realizou entre 26 e 29 de julho deste ano, destacou as forças vivas presentes na freguesia “mais pitoresca dos Açores”, apresentou-se com um programa bastante abrangente e soube aliar o poder gastronómico a um cartaz cultural muito diversificado. “Foi de facto uma edição Especial. Especial pelo êxito que teve, tendo-se contabilizado só no dia 28 cerca de 1000 visitantes, estimando-se que tenham passado pelo evento cerca de 4500 pessoas, tendo Água Retorta afirmado o seu lugar no cartaz cultural dos Açores”, acrescentou igualmente o voto.

“Gastronomia rica, história e cultura é a oferta de qualidade que esta localidade tem para oferecer a quem a visita e será, sem dúvida, um novo polo de atração turística no concelho da Povoação.

É de louvar que uma localidade, com menos de 500 habitantes, seja capaz de organizar um evento desta natureza e dimensão”, destacou também o voto da bancada Socialista.

“A Junta de Freguesia conseguiu envolver toda a comunidade, várias instituições, tendo realizado um dos eventos culturais mais importantes do concelho. A Junta de Freguesia de Água Retorta, liderada pelo Dr. Sérgio Medeiros, está a contribuir ativamente para preservação da herança cultural da freguesia mas também do próprio concelho da Povoação, da Ilha de São Miguel e do Arquipélago dos Açores”, concluiu o voto aprovado por unanimidade.

Povoação, Terça-feira, 2 de outubro de 2018

Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot