fazer um site gratis no aqui

sábado, 22 de setembro de 2018

PRESIDENTE DO G.R.A. ACOMPANHA EXERCÍCIO TOURO18, DA PROTEÇÃO CIVIL DOS AÇORES


Araucárias, Lomba do Botão, Freguesia de Povoação

O Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, acompanhou hoje no terreno um dos diversos cenários do exercício Touro18, que está a decorrer na ilha de São Miguel, promovido pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).

Vasco Cordeiro, acompanhado pelo Secretário Regional da Saúde, assistiu durante a tarde ao desenrolar das operações no concelho da Povoação, no âmbito do maior exercício organizado anualmente pelo SRPCBA, que tem como principal objetivo preparar todos os agentes de Proteção Civil para um maior grau de eficiência nas ações de apoio e socorro à população num cenário de crise sísmica.

Em declarações aos jornalistas, o Secretário Regional da Saúde anunciou um investimento de 700 mil euros para dotar as corporações de bombeiros dos Açores de equipamento destinado a acções de busca e resgate em estruturas colapsadas, nomeadamente em caso de sismo.

Araucárias, Lomba do Botão, Freguesia de Povoação
“Esta é uma área fundamental, que nos leva a investir ao nível da formação, mas também em termos de equipamento de proteção individual, nos próximos nos anos”, adiantou Rui Luís.

O titular da pasta da Proteção Civil salientou ainda a importância deste treino para “testar a eficiência dos operacionais no terreno, os Planos de Emergência Municipal, os sistemas de alerta da Proteção Civil e toda a rede de comunicações da Proteção Civil”.

“Aquilo que este treino vem demonstrar é que toda a formação que temos vindo a prestar ao longo dos anos na área da Proteção Civil resulta nas capacidades que depois são demonstradas no terreno”, frisou Rui Luís.

Durante o exercício, uma equipa de avaliadores da Proteção Civil e da área da Saúde faz a monitorização do treino, para posterior análise do desempenho e dos resultados.

Para além da coordenação de todos os agentes com responsabilidade em matéria de Proteção Civil, o Touro18 visa treinar os efetivos dos corpos de bombeiros nas suas várias valências, assim como testar o nível e a rapidez de resposta dos diferentes agentes de Proteção Civil neste tipo de ações e a rede integrada de telecomunicações de emergência.

Para além dos cinco corpos de bombeiros da ilha de São Miguel, estão envolvidos neste exercício as direções regionais da Saúde, do Turismo, das Obras Públicas e Comunicações, da Habitação, do Ambiente, dos Recursos Florestais e dos Assuntos do Mar, assim como o Laboratório Regional de Engenharia Civil, o Instituto da Segurança Social dos Açores, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera e o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores.

O exercício também envolve as câmaras de Ponta Delgada, Ribeira Grande, Lagoa, Vila Franca do Campo, Nordeste e Povoação, através dos seus serviços municipais de Proteção Civil, bem como a PSP, a GNR, o SEF, a Junta Regional do Corpo Nacional de Escutas, a Associação de Escoteiros de Portugal, associações de radioamadores da ilha de São Miguel e o Comando Operacional dos Açores, através dos seus diferentes ramos e valências.

GaCS

Povoação, sábado, 22 de setembro de 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário



 
Powered by Blogspot