fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 18 de setembro de 2018

DIA DA VIOLA DA TERRA NASCE DO FESTIVAL CORDAS


O ribeiraquentense Rafael Carvalho ao meio
O encerramento da terceira edição do Festival Cordas aconteceu no passado domingo, 16 de setembro, com a apresentação especial do programa Violas dos Açores, no Auditório da Madalena, depois de uma tarde de convívio e música na MiratecArts Galeria Costa dedicada aos grupos e tocadores de instrumentos de corda da região.

No que toca à parte de conferência do festival, o último dia foi dedicado à viola de arame regional, a viola dos dois corações dos Açores, onde foi criado o Dia da Viola da Terra.

A MiratecArts, entidade organizadora do Festival Cordas, e seu diretor artístico Terry Costa, em parceria com a Associação de Juventude Violas da Terra e o maior dinamizador da Viola da Terra, o professor e músico virtuoso Rafael Carvalho, com o apoio dos grupos Casa da Música da Candelária, Grupo de Tocadores de Violas de São Jorge e da Associação de Músicos da Ilha Branca, assim declaram que o Dia da Viola da Terra seja a 2 de Outubro, porque o dia da música não é só um e os dois corações devem correr todas as ilhas e terras das comunidades açorianas um dia do ano em seu nome.

"A Viola da Terra é a forma mais pura de identificar musicalmente um açoriano" diz Bruno Bettencourt dos Myrica Faya, presente no Festival Cordas com a Viola da Terra terceirense, "faz todo o sentido haver um dia em que se celebre essa raiz musical."

Sendo assim, as entidades presentes, desafiam o Governo dos Açores para oficializar este dia 2 de outubro, e para que a partir de 2019 sejam celebrados eventos a destacar a Viola de Terra, por todo o mundo açoriano.

O Festival Cordas encerrou depois de cinco dias e 20 programas de atividades à volta da arte dos cordofones e recebendo a boa notícia da nomeação de "Best Newcomer" nos prémios a festivais da Transglobal World Music Chart. A quarta edição do Festival Cordas fica assim agendada para 11 a 15 de setembro 2019, na ilha do Pico.

Povoação, terça-feira, 18 de setembro de 2018

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot