fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

domingo, 6 de maio de 2018

SINFONIETTA DE PONTA DELGADA COM O POVOACENSE HUGO ARAÚJO/TROMPETE


Amâncio Cabral | Direção Musical
Hugo Araújo | Trompete

Coliseu Micaelense, 11 de maio

A Sinfonietta de Ponta Delgada, agrupamento tutelado pela Quadrivium – Associação Artística, apresenta em concerto, no próximo dia 11 de maio, obras de Johann Hummel, Joseph Haydn e Antero Ávila, com direção musical a cargo de Amâncio Cabral.

Johann Hummel foi um compositor e pianista virtuoso dos séculos XVIII e XIX que, no seu período de trabalho enquanto compositor, acompanhou as tendências da escrita clássica na sua crescente transformação para o período do romantismo. Aluno de Mozart e amigo de Beethoven, tem no seu Concerto para Trompete uma das suas obras maiores integrante do repertório do instrumento. A interpretação desta obra estará a cargo do jovem trompetista povoacense Hugo Araújo.

Joseph Haydn, incontornável figura maior da música ocidental do período do classicismo, tem na sua Sinfonia 94 uma das suas obras de referência. Compositor conhecido por construir regras e depois quebrá-las, denominou esta sinfonia de “Surpresa”.

Por fim, conta-se com a estreia absoluta da obra Paisagens de Bruma, de Antero Ávila, compositor açoriano residente na ilha Terceira. Esta obra foi encomendada pela Quadrivium – Associação Artística para este concerto.

Este concerto da Sinfonietta de Ponta Delgada, dirigida pelo maestro e pedagogo Amâncio Cabral, integra a sua Temporada Sinfónica e terá lugar no Coliseu Micaelense, no próximo dia 11 de maio, pelas 21h30.

Os bilhetes estão à venda na bilheteira do Coliseu Micaelense ou emwww.bol.pt.

Biografia Hugo Araújo

Hugo Alexandre Medeiros Araújo, iniciou os seus estudos musicais com o seu pai ingressando posteriormente na Filarmónica Marcial Troféu Povoação. Em 2001, entrou na Academia de Música da Povoação na classe do Professor Christoper Alecksander, terminando o curso com a classificação mais alta. Em 2008, ingressou na Banda Militar dos Açores. Fez parte do Conservatório Regional de Ponta Delgada na classe do professor Duarte Alves e em 2011, ingressou na Escola Profissional Metropolitana na classe do professor Filipe Coelho. Em Setembro de 2014 integrou a Orquestra Sinfónica Metropolitana de Lisboa como academista onde completou a sua licenciatura em instrumentista de orquestra na classe do Professor Sérgio Charrinho.

Frequentou Master Classes de trompete com Allen Vizutti, James Thompson, Reinhold Friedrich, Martin Angerer, Kristian Steenstrup, Marco Pierobon, Chris Kase, Jens Lindemann, Bruno Nouvion, Antoine Curé, Eric Aubier, Scott Lashbrook, Per Ivarsson, Nenad Markovic, Michael Sachs, Fábio Brum, Giuliano Sommerhalder, Sérgio Couto, Laurent Filip, Gabor Tarkovic, Jeroen Berwaerts, Nenad Markovic, Gileno Santana, Fruzsina Hara, Sérgio Pacheco, João Moreira, Steve Mason, Jorge Almeida, António Quitalo, Gonçalo Marques, Tomás Pimentel, Tamas Pálfálvi, Cláudio Silva e João Mogo.

Em 2016, Hugo Araújo foi vencedor do concurso Solista a) na Orquestra Clássica de Fátima onde teve o privilégio de realizar um concerto na recepção ao Papa Francisco nas festividades do 13 de Maio e em 2017, foi também vencedor do concurso Solista a) na Orquestra Sinfónica BOMTEMPO. Fez parte da Orquestra Juvenil de Portugal e da Orquestra Juvenil dos Conservatórios oficiais do País. Fez diversos programas com a Orquestra Rota das Artes, Orquestra do Colégio moderno, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Académica Metropolitana, Orquestra Académica Portuguesa, VU Amsterdam Symphony Orchestre, JMJ Madrid Symphony Orchestre e Orquestra Académica de Portugal.

Fez parte da Orquestra Regional Lira Açoriana como trompetista e formador. Na vertente Jazz, fez parte do Hot Club de Portugal. Actualmente faz parte da orquestra ligeira da Camara Municipal da Povoação e da CCL Big Band de Portugal. Colaborou com os artistas / bandas The Gift, Hélder Moutinho, Filipe Melo e Marta Hugon, Nuno Feist e FF, António Chainho, Mafalda Veiga e Aníbal Raposo onde participou em concertos e em gravação de CDs e videoclips.

Ao Longo dos últimos anos, Hugo Araújo tem realizado diversos master classes por todo o país bem como diversos recitais. Actualmente, frequenta o mestrado em ensino da música na Escola Superior de Música de Lisboa na classe do Professor David Burt e trabalha a título privado na Hochschule für Musik und Theater “Felix Mendelssohn Bartholdy“ com o professor Guido Segers (trompete solo na Munchner Philharmoniker).

Na temporada de 2019, Hugo Araújo irá realizar o seu primeiro recital a nível internacional a convite do Conservatório Superior  DMBUC ILLIJA NIKOLOVSKI LUJ (Skopje Macedónia).

Povoação, domingo, 6 de maio de 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot