fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 14 de maio de 2018

PROCISSÃO SENHOR SANTO CRISTO EM TORONTO (VÍDEO)


Desde o ano de 1966 realiza-se em Toronto as grandes Festas em Honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres. As primeiras festas a serem celebradas em terras canadianas foram na igreja de Santa Maria, igreja mãe dos Portugueses no Canadá.

As Festas contam todos anos com a participação de milhares de fiéis, entre, eles, muitos Povoacenses.

Visualize o vídeo abaixo da Procissão realizada no passado domingo, 06 de maio de 2018:


Mais uma vez e em simultâneo com as festas na cidade de Ponta Delgada, no passado domingo, 06 de maio, decorram as festividades em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres em Toronto, Canadá.

Senhor Santo Cristo dos Milagres

“Na cidade de Toronto, que ajudamos todos a tornar maior, mercê do nosso trabalho e da nossa determinação, continua a escrever-se uma página da nossa Religiosidade e Fé.

O Senhor Santo Cristo dos Milagres – o Ecce Homo desde que Pilatos assim o chamou, frente à multidão que O apupava – decerto que vai distribuir, pelas ruas da cidade de Toronto, em redor da igreja de Santa Maria, a sua bênção. Vai olhar pequenos e grandes. Entender a fé de uns e de outros. Reparar nas mazelas do corpo e da alma de muitos dos que o aguardam, às vezes durante um ano. Para o abraço da festa. Para a oração da comunidade.

E Ele vai entender as orações dos que lhe rezam. Passear a sua misericórdia nas ruas da cidade.

No fundo, o Senhor Santo Cristo dos Milagres – e para a imagem venerada no Convento da Esperança há até certa “cobertura histórica” – o Senhor da Pedra, o Senhor de Matosinhos, o Senhor de Fão... o Senhor dos Perdões (Braga)... é tudo o mesmo Cristo, o Ecce Homo. Que a todos vê por igual.

A grande virtude da devoção é que reune debaixo do mesmo olhar complacente do Senhor, pobres e ricos, novos e idosos. Eles e elas. Irmanados num longo percurso, sem alterações de vulto, desde que do Convento da Esperança a imagem saiu para se dar ao Mundo.

E os que vieram para esta parte do mundo, e alinharam os ditames da sua fé, no princípio, frente à primeira igreja dos portugueses, a Igreja de Santa Maria, trouxeram consigo o que de melhor tinham. A imagem do seu Santo Cristo dos Milagres, que vai passar, agora, amanhã, de novo – em tradição que já não morre – foi trazida de lá. Para continuar a viver com os de cá. A abençoá-los. A apontar-lhes o caminho, a verdade e a vida.

A festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em toda a sua pompa ou no segredo dos corações, é, de facto, a certeza de que o nosso povo sabe cultivar a tradição. Sabe olhar o rosto macerado do tal Ecce Homo... e pedir-lhe para ficar connosco. Para nos acompanhar. E Ele veio, de facto, para ficar. Para estar connosco nas horas boas e más. Para nos olhar, olhos nos olhos, em cada dia que passa.

Pena... pena... é que o Povo, às vezes, disso se esqueça. 

- Fernando Cruz Gomes 
-       O Milhafre – Notícias/Portuguese News & Sports"

Povoação, segunda-feira, 14 maio de 2018


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot