fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 4 de maio de 2018

PALESTRA “O CULTO AO ESPÍRITO SANTO NOS PRIMÓRDIOS DO POVOAMENTO”


“O Culto ao Espírito Santo nos primórdios do Povoamento”, é o tema da palestra que inaugurará Festas em Honra do Divino Espírito Santo da Lomba do Loução | 2018, na freguesia de Nossa Senhora dos Remédios, concelho da Povoação.

A palestra será proferida pela Doutora Margarida Vaz do Rego Machado, docente de História na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores, e terá lugar no próximo dia 11 de maio, pelas 21h00, no São Nobre da Junta de Freguesia de Nossa Senhora dos Remédios.

Nesta época do ano em que o culto ao Espírito Santo é intensamente vivido nos Açores, torna-se importante saber quais as suas origens aqui neste espaço atlântico. Mas quem trouxe o culto ao Espírito Santo e como ele se difundiu? É uma questão que achamos por bem explorar e divulgar junto da comunidade local.

É pelo segundo ano consecutivo que realizamos estas palestras temáticas, cujo objetivo principal é trazer à nossa comunidade conhecimento histórico.

Sobre a oradora:

Maria Margarida Vaz do Rego Machado nasceu em Ponta Delgada. É licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e doutorada em História Moderna pela Universidade dos Açores, instituição onde lecciona. Investigadora, sub diretora e coordenadora do Núcleo dos Açores do CHAM – Centro de Humanidades Além e Aquém Mar, uma unidade de investigação inter-universitária vinculada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e à Universidade dos Açores.

Possui ligações familiares à freguesia de Nossa Senhora dos Remédios, mais propriamente à Lomba do Loução.

Sem outro assunto subscrevo-me dizendo que: “as tradições são um legado que os nossos antepassados nos deixaram. Cumpri-las é honrar-lhes a memória e afirmar a nossa identidade cultural. Povo sem identidade cultural não é povo, não é nada nem ninguém”.

O mordomo

Kevin Miguel Vieira

Povoação, sexta-feira, 4 de maio de 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot