fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 19 de abril de 2018

VASCO CORDEIRO DEFENDE QUE RELAÇÃO ENTRE AÇORES E SANTA CATARINA PODE SER ALARGADA A ÁREAS COMO A CIÊNCIA E INVESTIGAÇÃO


O Presidente do Governo defendeu, em Florianópolis, no Brasil, o alargamento do relacionamento entre os Açores e o Estado de Santa Catarina a novas áreas como a ciência e a investigação, respondendo, por esta via, ao desafio de reforçar a ligação bilateral já existente ao nível histórico, cultural e de preservação da identidade açoriana.

“Estou seguro que, com o grau de desenvolvimento académico deste grande Estado, a par das inúmeras áreas que constituem hoje foco de preocupação global, o caminho das parcerias entre os Açores e Santa Catarina no campo da ciência e investigação pode ainda ser reforçado e mais proveitoso, estendendo os benefícios daquilo que já fazemos no campo da história, da cultura e da preservação da identidade a outras áreas”, afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo dos Açores falava quarta-feira, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no primeiro dia da visita oficial que está a realizar a convite do Governador deste Estado, Eduardo Pinho Moreira.

Recorde-se que, por decisão da Assembleia de Santa Catarina, 2018 foi designado como o Ano dos Açores em Santa Catarina, onde, entre 1748 e 1754, desembarcaram os primeiros emigrantes açorianos.

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro salientou que o Atlântico permanece um espaço central nas considerações geoestratégicas nacionais e internacionais em dimensões como a ciência e a investigação, o comércio internacional, a logística e a circulação aérea e marítima, a defesa, a proteção contra a criminalidade transnacional e a preservação ambiental e de recursos.

Neste contexto, os Açores concretizam uma vantagem estratégica óbvia, a começar pela dimensão da sua área de Zona Económica Exclusiva, com cerca de um milhão de quilómetros quadrados, a maior da União Europeia, e que alarga as fronteiras da Europa até próximo do continente americano, recordou o Presidente do Governo.

“Os Açores, das mais pequenas regiões da Europa em área terrestre, assume, por via do seu Mar, a dimensão de grande região europeia”, destacou Vasco Cordeiro, ao sublinhar que é a partir do arquipélago que se está a desenvolver a instalação do Atlantic International Research Center, relativamente ao qual Florianópolis acolheu, em 2017, a segunda Reunião de Alto Nível, que definiu a sua Comissão Instaladora e o respetivo calendário de instalação.

O Presidente do Governo apontou, ainda, o exemplo da constituição do Centro de Defesa do Atlântico (CeDA), com sede nos Açores, que representa também um desenvolvimento relevante, não apenas em função da posição histórica de Portugal, mas também enquanto ator internacional capaz de agregar parcerias no domínio da defesa, com o intuito de servir objetivos comuns no âmbito das organizações internacionais de que faz parte, com natural destaque para a NATO.

“Por último, acresce o papel que os Açores desempenham no âmbito do estudo do aproveitamento do Espaço, com a instalação de duas antenas na Estação de Rastreio Espacial da ilha de Santa Maria, da Agência Espacial Europeia, as quais intervêm na fase crítica de lançamento de satélites a partir da Guiana Francesa, e, ainda, o facto de, na mesma ilha, estar instalada uma antena da Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais, vocacionada para o estudo das áreas da Radioastronomia, Geodesia e Geofísica”, disse.

“Se os novos caminhos que se trilham no Atlântico relativos à exploração de recursos, nomeadamente do mar profundo, à segurança e ao espaço passam, incontornavelmente, pelos Açores, acredito serem, também, estas áreas pelas quais podemos mutuamente beneficiar de uma parceria atuante e proactiva”, preconizou Vasco Cordeiro.

Na sua intervenção perante os deputados do Estado de Santa Catarina, o Presidente do Governo fez questão de abordar uma visão de futuro sobre as relações de “afinidade histórica e cultural entre os Açores e o Estado de Santa Catarina”.

“Futuro, em suma, que se traduza na reconfirmação pela Política, e através da Política, daquilo que o sentimento, o coração e a história há muito já encetaram e concretizaram: a ligação entre os Açores e Santa Catarina”, disse.

“Aqui chegados, 270 anos decorridos sobre a excitação da chegada e a esperança de uma nova vida, é tempo de fundar um novo futuro”, destacou Vasco Cordeiro, para quem, ao longo desses mais de dois séculos, e, em especial nos últimos 40 anos, mercê da Autonomia, os Açores progrediram como nunca na sua História.

“Temos hoje uma Região aberta ao mundo, desassombrada, com a segurança que advém, cada vez mais, da consciência do valor da sua História e do seu Povo, que não se fecha sobre si mesma, que não se enclausura na finitude do território, mas que tem a ambição de se afirmar para além do seu espaço territorial”, afirmou.

Segundo disse, este sentido do trajeto que tem sido feito é essencial para que se possa enquadrar devidamente “onde nos posicionamos, o que nos espera e o que nós próprios esperamos do futuro”.

“Por aqui se pode perceber que os Açores se predispõem a um novo patamar de relacionamento externo, apresentando-se às suas comunidades espalhadas pelo mundo, mas também a regiões e a estados com quem têm ligações históricas, afetivas e económicas, como uma Região moderna, dotada de boas infraestruturas, que é uma das portas de entrada na Europa, e que tem muitas oportunidades que podem e devem ser aproveitadas em benefícios de ambas as partes”, destacou o Presidente do Governo.

A convite de Vasco Cordeiro, a comitiva açoriana integra os Presidentes das Câmaras Municipais de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, cidades irmãs de Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina, assim como os deputados à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, pertencentes à Comissão de Política Geral, José San-Bento (PS), António Soares Marinho (PSD) e Alonso Miguel (CDS/PP).

GaCS/PC

Povoação, quinta-feira, 19 de abril de 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot