fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 27 de abril de 2018

SAÚDE: DIA MUNDIAL DA ASMA ASSINALA-SE A 1 DE MAIO


Sociedade Portuguesa de Pneumologia destaca importância do controlo da doença para qualidade de vida dos doentes 


No dia 1 de maio assinala-se o Dia Mundial da Asma, doença que, de acordo com os dados do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias, atinge um milhão de portugueses. Para a Sociedade Portuguesa de Pneumologia “este dia serve para assinalar esta doença que continua associada a uma elevada morbilidade quando não tratada corretamente”, referem Filipa Todo Bom e Rita Gerardo, responsáveis da Comissão de Trabalho de Alergologia Respiratória da Sociedade.


As médicas pneumologistas destacam, a propósito deste dia, o impacto que o controlo da doença tem na qualidade de vida dos doentes: “os doentes mal controlados ou não controlados, limitam a sua atividade física devido aos sintomas, utilizam frequentemente a terapêutica de alívio e recorrem mais vezes aos cuidados de saúde, quer primários, quer secundários. As crianças e adolescentes perdem dias de escola e os adultos perdem dias de trabalho. Deste modo, conseguimos perceber o impacto que a asma poderá ter no quotidiano dos doentes, não apenas a nível do bem-estar físico, mas também psicológico e social.”

A Comissão de Trabalho de Alergologia Respiratória alerta ainda para o facto de, apesar de toda a informação e terapêutica disponíveis atualmente, “43% dos doentes não têm a sua asma controlada, de acordo com o último Inquérito Nacional de Controlo da Asma. Como doença crónica que é, o tratamento da asma deve ser feito de maneira regular, diariamente, de acordo com a orientação do médico assistente. A medicação de manutenção prescrita é segura e os doentes não devem ter receio em tomá-la, uma vez que é esta que vai controlar a doença”.

Coincidindo, este ano, o Dia Mundial da Asma com o Dia do Trabalhador, a Comissão de Trabalho faz ainda uma referência especial à asma relacionada com o trabalho - que inclui a asma ocupacional e a asma agravada pelo local de trabalho. “Em qualquer dos casos a palavra de ordem é a prevenção. Prevenir o desenvolvimento de sensibilidade a qualquer dos componentes no local de trabalho. Estes componentes podem ser alergénios ou agentes químicos. Deverão ser respeitadas todas as normas de segurança laborais e, no caso dos doentes com asma prévia, cumprir a medicação prescrita corretamente e evitar fatores desencadeantes de crises de asma”, referem Filipa Todo Bom e Rita Gerardo.

Povoação, sexta-feira, 27 de abril de 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot