fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 16 de abril de 2018

IRMÃ MARIA DE JESUS - FILHA DA LOMBA DO BOTÃO


Irmã Maria de Jeus
Nasceu na Lomba do Botão, Povoação, no dia 16 de Abril de 1930, tendo sido Baptizada na Igreja Matriz da Povoação, pelo Vigário Cooperador Laurênio Moniz Pacheco, no dia 04 de Maio de 1930, [Nº 27] tendo recebido o nome de MARIA JOSÉ.

Era filha de Domiciano de Medeiros Pinarreta e de Engrácia Ermenegilda da Costa, naturais da Povoação e residentes na Lomba do Botão.

Neta paterna de João de Medeiros Pinarreta e de Miquelina Ricarda da Mota e materna de António da Costa e de Maria Gabriela da Mota.

 Foram seus padrinhos de Baptismo: Gil da Conceição Mota, notário na Povoação, e Maria José da Costa, solteiros e residentes na Lomba do Botão.

Foi Crismada na Matriz da Povoação no dia 6 de Agosto de 1940, tendo como madrinha Ana Costa.

A 17 de Abril de 1956, nascia em Aljustrel, Fátima, uma pequena comunidade religiosa que viria a ser erecta canonicamente, pelo Bispo de Leiria, no dia 2 de Março de 1959 como Pia União das Escravas do Divino Coração de Jesus. nos seus Estatutos tinha como fins: “a santificação individual pelo cumprimento dos preceitos e conselhos evangélicos e as normas da Igreja”, e “a evangelização dos pobres pelo exemplo e prática das obras de misericórdia” (art.º 2)

O Lema principal de acção da IRMÃ MARIA DE JESUS – nome que escolheu para a vida religiosa – seria “Omnia Omnibus” (Tudo para todos).

A sua vida foi pautada por estas “máximas”:
        
“Viver e morrer, sem dívidas,
         sem dinheiro e sem pecados”

         e
        
         “Revela-Me sem te revelares
         Esconde-te sem Me esconderes”.
        
Foi a Fundadora da Pia união das ESCRAVAS DO DIVINO CORAÇÃO DE JESUS – Aljustrel, Fátima.

A ela muito muito ficaram a dever as jovens que ela “promoveu” através dos estudos e da formação cristã que lhes era ministrada. Também os jovens que frequentaram o Seminário Pio XII do Instituto Rainha dos Apóstolos, pois eram irmãs daquela Pia União que “serviram” sempre o Seminário.

Irmã Maria de Jeus
Igualmente muito lhe ficou a dever a comunidade da Lomba do Botão pelo seu grande empenho na construção da igreja de Nossa Senhora de Fátima, naquela localidade. Sem o seu apoio teria sido muito difícil chegar com a construção a bom termo. É bom que o lembremos, para que as gerações futuras também a recordem e dela façam memória.

Adormeceu no Senhor no dia 27 de Abril de 1990, tendo sido sepultada em jazigo próprio no Cemitério de São Joaquim, em Ponta Delgada.

Infelizmente, após a sua morte, a Pia União passou por momentos muito conturbados que perduram até aos nossos dias.

Prof. Doutor Padre Octávio Medeiros

Publicação: “Um Olhar Povoacense

Povoação, segunda-feira, 16 de abril de 2018

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot