fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 2 de abril de 2018

A NOSSA PETA DE 2018


E como manter as nossas tradições é importante, esta foi a Peta de Um olhar Povoacense do 1º de Abril de 2018.

Quis o calendário coincidir o domingo de Páscoa com o dia das mentiras e como não podia deixar de ser, o blog Um Olhar Povoacense manteve a tradição com o título da Peta deste ano a ser este: “PRESIDENTE DA C.M.P. GALARDOADO COM GRAU DOUTOR HONORIS CAUSA PELA UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO

História do 1 de abril

A brincadeira surgiu em França, no reinado de Carlos IX (1560-1574). Desde o começo do século XVI, o ano novo era comemorado no dia 25 de março, com a chegada da primavera. As festas, que incluíam troca de presentes e animados bailes noite dentro, duravam uma semana, terminando no dia 1 de abril.

Em 1562, porém, o papa Gregório XIII instituiu um novo calendário para todo o mundo cristão – o chamado calendário gregoriano – em que o ano novo começava no 1º de janeiro. O rei francês só seguiu o decreto papal dois anos depois, em 1564, e, mesmo assim, os franceses que resistiram à mudança, ou a ignoraram ou a esqueceram, mantiveram a comemoração na antiga data.

Para gozar com os conservadores adeptos do calendário anterior, apelidados de “bobos de abril”, eram enviados presentes estranhos e convites para festas inexistentes. Com o tempo, a galhofa firmou-se em todo o país, de onde, cerca de 200 anos depois, migrou para a Inglaterra e daí para o mundo.

O objectivo do Dia Internacional da Diversão no Trabalho, comemorado no dia 1 de abril, é lembrar que o trabalho também deve ser divertido, e não apenas uma preocupação constante. Para evitar o stress e para incentivar a alegria no trabalho foi criada esta divertida data, onde vale de tudo um pouco, para tornar o ambiente de trabalho mais descontraído e amigável. Só não vale usar humor sarcástico ou ofensivo.

Atualmente, vivemos tempos difíceis onde a insegurança e o medo diante dos aspectos práticos da vida (sobrevivência, emprego, relacionamentos) afetam de forma negativa a vida emocional dos indivíduos, a saúde e as relações entre as pessoas.


Tem havido um aumento significativo dos casos de depressão e o uso de antidepressivos de forma indiscriminada, bem como o aumento de absentismo laboral devido aos transtornos psicológicos e níveis elevados de sintomatologia de stress.

Em Portugal, o stress é a terceira maior causa de baixa no trabalho. Cada vez mais, por isso, as empresas praticam medidas de prevenção e promoção de saúde de seus colaboradores. 

Algumas das vantagens da diversão e humor no trabalho são o aumento da produtividade, o estímulo da camaradagem e dos relacionamentos, a melhoria do trabalho em equipa, o aperfeiçoamento da comunicação, a incrementação do gosto pelo trabalho, empresa, colegas e superiores, a diminuição dos conflitos e a redução do stress.

Aqui vão algumas sugestões de atividades para realizar nesse dia:

Usar roupa engraçada;

Enviar emails engraçados;

Escrever frases engraçadas ou calinadas dos colaboradores no mural da empresa;

Fazer trabalho voluntário;

Dançar com a equipa de trabalho;

Levar o animal de estimação para o local de trabalho;

Lanche partilhado;

Terapia do riso;

Pregar pequenas mentiras/partidas aos colegas.

Algumas destas informações foram retiradas do site https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-da-diversao-no-trabalho/.


Povoação, segunda-feira, 2 de abril de 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot