fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

III ENCONTRO DE ESCOLAS DE VIOLA DA TERRA NA IGREJA DO COLÉGIO

A Igreja do Colégio, em Ponta Delgada, recebe, no próximo Domingo dia 26 de Novembro, pelas 17:00, o “III Encontro de Escolas de Viola da Terra da Ilha de São Miguel”.

O evento, organizado pela Associação de Juventude Viola da Terra, tem reunido, anualmente, Escolas de Violas da Ilha, que apresentam, cada qual, o trabalho musical que desenvolvem ao longo do ano. O evento tem servido, também, para as primeiras actuações musicais de muitos novos alunos que integraram mais recentemente estas escolas.

Esta terceira edição contará com a presença da Classe de Conjuntos de Viola da Terra do Conservatório Regional de Ponta Delgada e da Escola de Violas da Terra da Fajã de Baixo.

Uma vez que o Conservatório Regional de Ponta Delgada está a assinalar a data dos 35 anos do Ensino da Viola da Terra naquela instituição, primeiramente ensinada em regime de curso livre e numa metodologia de transmissão de conhecimentos por imitação, mas legislada como curso curricular desde 2004/2005 com um ensino já definido por graus de ensino e por partituras criadas para o efeito, haverá uma participação individual dos alunos da Classe de Viola, alunos dos 8 aos 14 anos de idade.

Este Encontro tem contado com participações especiais nas edições anteriores, tendo recebido Hugo Almeida na sua primeira edição, após este músico ter editado o seu CD de Viola da Terra com o nome “Influências”. Na edição de 2016 houve a apresentação do livro “Método para Viola da Terra – Avançado” do músico e professor Rafael Carvalho.

A edição de 2017 terá a participação especial de José Manuel Furtado e Rodrigo Furtado, tocadores de Viola da Terra do Concelho de Nordeste. Terá ainda uma participação de Jorge Valério que trará os sons do Hang Drum, com o objectivo de dar a conhecer outras sonoridades a todos, em especial aos mais novos, havendo ainda a fusão musical do Hang Drum com a Viola da Terra.

A Ilha de São Miguel tem 4 Escolas de Violas em funcionamento, com regularidade e continuidade, e já com alguns anos de existência. Para além das escolas que participam nesta edição temos a Escola de Violas da Ribeira Quente que retomou recentemente as suas aulas pelo que fará presença em encontros futuros, e temos a Escola de Violas da Relva que tem participado nas edições anteriores mas que, por motivos de agendamentos já assumidos, não poderá estar presente na edição deste ano.

O evento é de entrada livre e conta com o apoio da Direcção Regional da Juventude e com o apoio logístico do Museu Carlos Machado e do Conservatório Regional de Ponta Delgada.

Povoação, segunda-feira, 20 de novembro de 2017.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot