fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sábado, 21 de outubro de 2017

MARIA FILOMENA LOURA UMA POVOACENSE DE ADOÇÃO MUITO ACARINHADA PELA POPULAÇÃO CONCELHIA FESTEJOU O SEU ANIVERSÁRIO RODEADA DE AMIGOS

Foto de: Carla Loura
Maria Filomena Pinheiro Loura é uma povoacense de adoção muito acarinhada pela população concelhia que a conhece e com ela dialoga e convive, uma cidadã ativa e que apesar das suas limitações de saúde continua integrada ativamente na nossa sociedade, encontrando-se à frente do Grupo Folclórico de São Pedro da Lomba do Cavaleiro, continuando a lutar pela preservação das nossas tradições e raízes culturais.

Ontem esteve em festa na comemoração das suas 65 primaveras, sendo surpreendida pelos membros do Grupo folclórico de São Pedro com festa surpresa de aniversário, um momento repleto de muita cumplicidade e alegria.

Um Olhar Povoacense endereça à Povoacense de adoção, Maria Filomena Pinheiro Loura, Muitos Parabéns pelo seu aniversário, que continue a nos premiar com a seu saber e crer servir, que esta bonita e marcante data se repita por muitos e longos anos, sempre acompanhados de muitas alegrias e principalmente saúde.  
Foto de: Carla Loura
Biografia:

Filomena Loura nasceu a 20 de outubro de 1952 na freguesia de Pedro Miguel, ilha do Faial. Lá viveu a sua infância e juventude com os seus pais e oito irmãos. Tirou no Magistério Primário o seu curso e foi dar aulas para a ilha de Santa Maria no ano letivo 1975/76, primeiro ciclo, onde viria a conhecer quase toda a família do seu marido, António Cabral Loura, este, veio a conhecer já na ilha de São Miguel quando foi dar aulas para o Ramalho na cidade de Ponta Delgada em 1976/77.

Depois de lecionar na escola primária do Ramalho em Ponta Delgada, seguiu-se a Povoação, decorria o ano de 1977, onde foi acolhida pela Sr.ª Maria do Carmo da Silva Cardoso Ferreira (mãe do atual Presidente da Junta de Freguesia da Povoação José Daniel Cardoso Ferreira), sendo no ceio desta família povoacense que viveu até casar.

Maria Filomena Pinheiro Loura casou a 7 de abril de 1979 na sua terra natal, Freguesia de Pedro Miguel, Ilha do Faial, com António Cabral Loura natural da ilha de Santa Maria, participando no seu casamento a povoacense que a acolheu Maria do Carmo da Silva Cardoso Ferreira e a sua filha Graça da Conceição Cardoso Ferreira que foi a menina que transportou as alianças ao altar.

Depois de casar foi viver para o Bairro Visconde Botelho, Vila da Povoação, onde esteve 8 anos sem filhos, tentou por várias vezes engravidar tendo alguns abortos espontâneos. Teve um menino que nasceu com 6 meses de gestação mas que infelizmente não resistiu acabando por falecer com 3 dias de vida.  A 22 de março de 1987 nasceu a sua filha mais velha, Carla Sofia Pinheiro Loura, e a 4 de novembro de 1989 nasce a sua filha mais nova, Ana Isa Pinheiro Loura Arruda. No ano de 1996 acolheu um sobrinho e criou-o até ele atingir a maior idade, 18 anos, regressando o rapaz à ilha do Faial. Foi avó pela primeira vez a 22 de julho de 2008 de Érica Loura Arruda, tendo a seguir mais duas netas Mara Loura Arruda e Leonor Loura Caetano.

Trabalhou enquanto professora primária nas escolas da Lomba do Loução, Lomba do Carro, Lomba do Cavaleiro, Lomba do Pomar, Vila, Externato Maria Isabel do Carmo Medeiros quando ainda era ensino particular e Escola Básica e Integrada da Povoação na lecionação de turmas de oportunidade.


Foi fundadora do Grupo Folclórico de São Pedro da Lomba do Cavaleiro, data de fundação 3 de julho de 1994, e, é atualmente presidente do mesmo.


Trabalhou no Celeiro da Terra na confecção de licores e doces tradicionais aquando do início da atividade desta cooperativa concelhia.

Foi membro da Assembleia de Freguesia da Junta da Vila de Povoação por dois mandatos, 8 anos.

Seguiu-se a vereação no Pelouro da Cultura na Câmara Municipal da Povoação por um mandato, 4 anos, entre 2005 a 2009, sendo ela que conjuntamente com o professor Diego  fundaram o hoje famoso Baile Verde e Amarelo.

Exerceu o cargo de Diretora da Academia de Música da Povoação durante 4 anos.


Passou por uma fase menos boa ao nível da saúde e teve de fazer diálise durante quatro anos, submetendo-se a transplante renal a 22 de setembro de 2016.

Povoação, sábado, 21 de outubro de 2017.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot