fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

DISCURSO DA TOMADA DE POSSE DO PRESIDENTE DA C. M. DA POVOAÇÃO (COM VÍDEO)

Edifício dos Paços do Concelho da Povoação 17-10-2017

Entidades:

Exmª Senhora Presidente da Assembleia Municipal da Povoação (Dra Benilde Oliveira)

Exmº Senhor Secretário Regional Adj. Da Presidência para as Relações Externas (Dr. Rui

Bettencourt)

Exmºs Senhora e Senhores Vereadores

Exmªs Senhoras e Senhores Deputados

Exmºs Senhores Presidentes de Junta de Freguesia

Caras e Caros Convidados

Caras e Caros Povoacenses


Gostaria de começar por agradecer a Vossa presença que muito nos honra e estimula para a tarefa a que fomos destinados durante os próximos 4 anos.

Permitam-me ainda uma palavra de agradecimento sentido aos cidadãos da Povoação pelo voto de confiança que depositaram em mim e nas Listas do Partido Socialista.

A expressão do mandato conferido pelos Povoacenses nas recentes eleições autárquicas é assumida por mim e pelo Partido Socialista com a mesma responsabilidade com que encaramos a governação nos mandatos anteriores.

É nosso entender que a responsabilidade na Gestão Autárquica não se define em função do número de votos conseguido nas urnas. Não há nem mais nem menos responsabilidade. 

Para nós, os políticos ou são responsáveis ou irresponsáveis. Não há meio-termo.

Aliás a nossa história demonstra claramente  que outras governações camarárias, legitimadas por votações maioritárias, foram completamente irresponsáveis no exercício das suas funções, prejudicando a Povoação e os e os povoacenses  em processos de importância capital para a nossa comunidade.

Por isso, para este mandato que hoje formalmente se inicia, os Povoacenses podem contar com a mesma responsabilidade e rigor que sempre dedicamos , em defesa do concelho, com toda a honestidade política, intelectual e moral que caraterizou e caracteriza a nossa actuação.

Esse voto de confiança foi o resultado de um trabalho árduo, intenso, dedicado, rigoroso e responsável que empreendemos em defesa da Povoação e dos Povoacenses ao longo dos últimos mandatos.

O mérito não é apenas nosso, mas de todos aqueles que colaboraram activamente em benefício da nossa terra e da nossa gente, apenas guiados pelo objectivo último de contribuir para a melhoria da qualidade de vida e bem estar dos habitantes do nosso Concelho.

Saúdo, por isso, o povo da Povoação por mais uma vez ter demonstrado a sua maturidade política num processo eleitoral muito participado e esclarecedor.

Congratulo-me pelo fato da existência de um ou outro episódio, mesmo que pontual e irreflectido, NÃO ter, em alguma circunstância colocado em causa ou adulterado a expressão livre, autêntica e consciente da vontade do povo desta terra.

Nesta saudação envolvo de forma igual todos, sem exceção, que de uma forma comprovadamente civilizada, séria e transparente, participaram no acto eleitoral do passado dia 1 de Outubro.

A todos expresso o meu profundo respeito pela opção que livremente tomaram e asseguro que a partir de agora serei o Presidente da Câmara de todos os Povoacenses, os quais serão tratados de forma justa e igualitária.

O nosso compromisso político para o período de 2017 a 2021 é do conhecimento público.

As linhas programáticas nele definidas , contemplam as principais medidas que propusemos aos Povoacenses as quais  tudo faremos para  implementar  no Concelho, com a certeza de dedicar  o máximo empenho e vontade em conseguir cada vez mais elevar o nome da Povoação, estando ao serviço do povo.

Entre muitas medidas, gostaria de reiterar o nosso empenho na Educação e em aprofundar as políticas de apoio social, uma preocupação que tem estado sempre presente na nossa forma de corresponder aos anseios da nossa população.

 Os cidadãos e as famílias que passam por dificuldades terão, na Câmara Municipal, todo o apoio que lhes possamos prestar, contribuindo, com as nossas possibilidades, para minimizar os efeitos da crise financeira, económica e social.

Com seriedade e humildade orgulhamo-nos da recuperação e ao mesmo tempo da valorização do Concelho que temos vindo a pôr em prática.

Não esquecemos as dolorosas decisões que tivemos de tomar, em benefício do concelho, no âmbito da recuperação económica que levamos a cabo.

Tivemos de cancelar o Festival da Povoação e a Festa do Chicharro, encerramos a Academia de Musica, diminuímos a iluminação pública, limitamos drasticamente o consumo de combustível para as viaturas da Câmara e o consumo do papel, entre outras medidas pouco habituais em decisores políticos. A muito custo, é verdade, mas tivemos a coragem necessária para assumir as soluções adequadas que evitaram a falência da Câmara e uma situação de reequilíbrio financeiro que nos ia prejudicar a todos, nomeadamente com o aumento dos impostos municipais.

Felizmente pudemos contar com a capacidade de adaptação e inovação dos Povoacenses e conseguimos evitar uma situação muito difícil, sem nunca aumentar impostos e sem perder a autonomia administrativa e financeira do concelho.

Passo a passo fomos recuperando a situação da Autarquia e atualmente vivemos na certeza de ter conquistado uma situação mais estável, gerando melhores condições de vida para a nossa população.

As transformações positivas que encetámos, dão-nos razões para acreditar num futuro melhor.

Não obstante as perspectivas otimistas, temos consciência de que ainda teremos de enfrentar algumas situações difíceis, fruto dos problemas que ainda persistem, nomeadamente no que se refere à situação económico-financeiro da Autarquia.

Não descansaremos com os sucessos alcançados e temos consciência do caminho que queremos percorrer para ultrapassar as dificuldades dos nossos dias.

O passar do tempo e a evolução do contexto sócio económico, exige-nos flexibilidade e capacidade de inovar na procura de novas soluções e alternativas para as problemáticas que nos assolam. É com este espírito que encaramos os futuro, conscientes das dificuldades, é verdade, mas acima de tudo conscientes do potencial que o Concelho da Povoação se nos apresenta. Conhecemos bem a nossa realidade atual e sabemos o que queremos alcançar para que a Povoação se possa orgulhar de si mesmo.

Queremos continuar a trabalhar para a Povoação contando com o contributo de todos os povoacenses, em todas as freguesias do concelho.

A Estratégia de trabalho que se pretende implementar, compreende o estabelecimento de parcerias relevantes com o Governo Regional dos Açores mas também com as entidades locais.

Necessitamos do envolvimento de todas as Instituições, de todas as associações, cuja ação é da maior importância na valorização das pessoas. Vemos o associativismo como pilar do desenvolvimento social e cultural e é nesse sentido que procuraremos trabalhar.

Contamos naturalmente com todos os eleitos, ao nível da Assembleia Municipal e de cada uma das Juntas de Freguesia para, em conjunto, e de mãos dadas, darmos o nosso melhor pelo desenvolvimento do nosso concelho, seguramente, apenas nos conseguiremos destacar e alcançar objetivos, se todos estivermos unidos e remarmos para o mesmo lado, respeitando sempre as nossas diferenças.

Permitam-me que me dirija especialmente aos presidentes de Junta de Freguesia dizendo-lhes que continuaremos a considerá-los parceiros privilegiados do executivo camarário, como verdadeiros conhecedores da freguesia que representam.

Neste sentido, contamos também com a dedicação dos colaboradores do Município, tantas vezes já demonstrada, os quais queremos motivados, de modo a sentirem que o esforço individual de cada um é determinante para ultrapassar os desafios com que nos deparamos dia após dia.

Sem o esforço e a dedicação da grande maioria dos funcionários municipais, não teria sido possível obter o desempenho e os resultados que conseguimos durante os últimos mandatos.

Contamos também com os comerciantes e os empresários para, em conjunto, encontrarmos os melhores caminhos para  valorizar o crescimento  económico do concelho.

A Assembleia Municipal, como símbolo do Poder Local Democrático é o local onde se dá expressão, em igualdade e liberdade a aos legítimos representantes do Povo.

Estou ciente que todos aqueles que têm e ou tiveram o privilégio de ocupar um lugar nesta Assembleia o encaram com orgulho por terem sido  dignos  da confiança dos seus concidadãos, mas também pelo contributo, por modesto que seja, em prol do desenvolvimento do seu concelho.

Para finalizar a minha intervenção…aos que hoje são empossados para o exercício dos respectivos cargos, dou-lhes as boas-vindas, e lanço-lhes o apelo para que saibam honrar a população que representam, conferindo a dignidade que os órgãos Autárquicos merecem e os Povoacenses exigem, contribuindo para que este palco privilegiado de debate democrático de ideias e tomada de decisões seja um espaço de liberdade e cidadania.

MUITO OBRIGADO…

VIVA A POVOAÇÃO…!!!

Povoação, quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot