fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

LANÇAMENTO DO LIVRO "SONHOS DA ALMA", DO POVOACENSE FRANCISCO LUÍS DE MELLO (COM VÍDEO)

Inserido nas festividades paroquiais em honra de Nossa Senhora dos Remédios, realizou-se na passada segunda-feira, 18 de setembro, no salão nobre da Junta de Freguesia de Nª Sr.ª dos Remédios o lançamento do livro "Sonhos da Alma", de Francisco Luís de Mello.

O livro foi organizado pelo povoacense Professor Doutor José Luís Brandão da Luz e pelo Professor Doutor Urbano Bettencourt.

A mesa protocolar foi composta pelo Presidente da Junta de Freguesia de Nª Sr.ª dos Remédios, Francisco Gaspar, Vereador do Desporto e Cultura da Câmara Municipal da Povoação, Rui Fravica, Professor Doutor José Luís Brandão da Luz, a filha do autor, Mercedes Luiz de Mello, Drª Fátima Vieira, como apresentadora do livro e José Ernesto Vieira, com representante da Comissão de Festas.

Francisco Luís de Mello também conhecido pelos locais por Chico Luís é um povoacense de gema, nascido em dia de Reis na localidade da Lomba do Loução (dantes pertencente à freguesia de Povoação), decorria o ano de 1895. Frequentou o Liceu de Ponta Delgada, matriculou-se na Universidade de Coimbra para tirar o Curso de Ciências Farmacêuticas do qual não concluiu. Durante a primeira guerra mundial foi oficial judiciário refugiando-se no final desta nos Estados Unidos da América, regressando posteriormente à sua terra natal onde haveria de falecer às 00h00 do dia 20 de novembro de 1962.

É sempre importante evidenciar a importância de um poeta da nossa terra, que para a posteridade deixou aquilo que é a memória desta freguesia povoacense, pois para além de relatar factos alusivos à freguesia de Nª Sr.ª dos Remédios, este livro é também uma forma de mostrar como o poeta e autor do livro vislumbrava a sua querida e admirada terra que o viu nascer e crescer. 

Na cerimónia para além das duas filhas do autor Mercedes e Helena, marcaram presença muitos familiares, amigos e cidadãos da terra que fizeram questão de estarem presentes neste momento de importante significado cultural para a sua freguesia.   

De salientar que esta 1ª edição do livro “Sonhos da Alma” foi patrocinado pela Junta de Freguesia de Nossa Senhora dos Remédios.


Foto/Vídeo: Gabinete de Comunicação Social da Câmara Municipal da Povoação

Povoação, quarta-feira, 20 de setembro de 2017.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot