fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

CENTENÁRIO DA IGREJA DE SÃO PAULO, RIBEIRA QUENTE

A Igreja de São Paulo da Freguesia de Ribeira Quente, é um templo cristão português localizado na Ribeira Quente, no concelho da Povoação, Ilha Açoriana São Miguel.

A atual igreja de São Paulo da freguesia da Ribeira Quente é o terceiro templo que com tal evocação foi erguido naquela região. O primeiro foi uma ermida construída no ano de 1665 e o segundo foi igualmente uma ermida edificada pouco antes de 1799.

Esta última ficava muito perto do mar, pelo que as várias tempestades a arruinaram consideravelmente. O desejo, porém, de uma nova igreja, maior e em sítio mais seguro, apenas se materializou em 1911.

Seis anos levaram os habitantes da Ribeira Quente a construir a sua terceira igreja de São Paulo, porque só nos dias 22 a 24 de Setembro de 1917 se realizaram grandes festas para a bênção da mesma, sob a presidência do Bispo de Angra do Heroísmo, D. Manuel Damasceno da Costa.

O Prelado foi da Povoação para a Ribeira Quente, por mar, num barco de pesca.

No dia 22 houve missa cantada e crismas, pregando à festa o Padre António Furtado Mendonça, do Pico da Pedra. No dia 23 houve a ordenação do Padre Frederico Vieira Fernandes e no dia 24 a missa nova deste, tudo com grande pompa e circunstância como se costuma dizer na gíria popular.

O retábulo do altar-mor foi oferecido ao lugar, ido do Convento da Graça de Ponta Delgada, cuja igreja se desmantelou com a proclamação da República.

Para a mesma igreja da Ribeira Quente vieram também daquele Convento várias Imagens, que entretanto se danificaram, exceptuando a de Nossa Senhora do Leite, escultura de grande devoção naquela localidade.

Povoação, sexta-feira, 22 de setembro de 2017.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot