fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 31 de julho de 2017

CICLO DE INVESTIMENTO EM QUARTÉIS DE BOMBEIROS ASCENDE A CERCA DE SETE MILHÕES DE EUROS E INCLUIU A POVOAÇÃO

O Presidente do Governo dos Açores inaugurou hoje as obras de ampliação e requalificação do Quartel de Bombeiros de Santa Maria, integrado no ciclo de investimentos que está em curso na área das instalações de Proteção Civil que ascende a cerca sete milhões de euros.

“Trata-se de mais um investimento na área da Proteção Civil, ou seja, na segurança dos Açorianos e na proteção dos seus bens, um valor inestimável para o Governo dos Açores”, assegurou Vasco Cordeiro, no início da visita estatutária à ilha de Santa Maria.

Vasco Cordeiro salientou que esta aposta na proteção dos Açorianos traduz-se, na prática, num ciclo de investimento nesta componente, abrangendo as obras de remodelação e ampliação das instalações de Santa Cruz das Flores e das Lajes do Pico, assim como a construção, de raiz, de novos quartéis nos concelhos da Horta e Povoação.

“Estamos a falar de um investimento total que ascende a quase sete milhões de euros e que pretende reforçar as condições pelas quais os nossos bombeiros têm as infraestruturas adequadas para a sua atividade”, frisou Vasco Cordeiro.

As obras no quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santa Maria constituem um compromisso que foi, assim, cumprido, destacou o Presidente do Governo, salientando que, no âmbito do investimento público e desde 2013, as obras concluídas e em execução na ilha ascendem a cerca de sete milhões de euros, a que acrescem mais cerca de 4,5 milhões de euros de empreitadas em fase de contratação e adjudicação, num total superior a 11 milhões de euros.

É o caso do quartel de bombeiros hoje inaugurado, como também a selagem do aterro, o abastecimento de água à lavoura, a habitação ou a preservação do património ambiental e natural de Santa Maria, através da Casa dos Fósseis, entre outros, exemplificou Vasco Cordeiro.

Na sua intervenção, o Presidente do Governo adiantou ainda que o Executivo vai investir até cerca de meio milhão de euros na aquisição de oito novas ambulâncias para as corporações dos Açores, assim como reforçar a formação que é ministrada aos bombeiros da Região.

Desde o início do ano, já foram promovidas pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores cerca de 40 ações de formação em diversas áreas, como salvamento e desencarceramento, tripulantes de ambulâncias de transporte e de socorro, salvamento em grande ângulo e suporte básico de vida com desfibrilhação automática externa, entre outras, abrangendo mais de 400 bombeiros de todas as ilhas da Região.

Durante este ano está prevista a realização de mais 38 ações de formação, abrangendo cerca de quatro centenas de elementos.

“É gratificante constatar que todo este esforço de financiamento acaba por ter expressão prática, não apenas na prontidão e na forma como os bombeiros açorianos prestam o serviço, mas também naquilo que é um conjunto que galardões que, a nível nacional e internacional, tem sido alcançado por diversas corporações”, sublinhou.

Nesse sentido, Vasco Cordeiro lembrou que, recentemente, os Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande alcançaram o primeiro prémio no Concurso Nacional de Manobras e, mais recentemente, ganharam a Medalha de Ouro, na Áustria, no Concurso Internacional de Manobras.

“Aqui deixo, não apenas a homenagem especificamente aos bombeiros da Ribeira Grande, mas também o reconhecimento pelo trabalho e pelo empenho de todos os bombeiros da nossa Região”, afirmou o Presidente do Governo.

GaCS/PC

Povoação, segunda-feira, 31 de julho de 2017

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot