fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sábado, 15 de julho de 2017

RAFAEL CARVALHO APRESENTA O SEU TERCEIRO CD DE VIOLA DA TERRA

“Relheiras” é o novo CD de Rafael Carvalho e conta com 10 temas instrumentais, 7 dos quais originais do músico.

É o terceiro CD de Viola da Terra produzido e editado pelo músico e compositor açoriano, no espaço de 6 anos, incluindo-se, pelo meio, a edição de 3 livros do seu “Método para Viola da Terra”.

As Relheiras são sulcos na paisagem lávica deixados pela passagem dos carros de bois. Inspirado nesta passagem do tempo e na forma como marcamos e/ou ficamos marcados pelas nossas vivências, este novo álbum de Rafael Carvalho é reflexo da sua relação com os diferentes locais e pessoas que marcaram a sua vida.

O CD conta com temas originais inspirados na sua terra natal, Ribeira Quente, como “Vôo do Garajau” e “Fonte da Velha” (uma fonte localizada no caminho/trilho entre a Ribeira Quente e o Agrião), e ainda o tema “Camélias” que o músico compôs por ocasião da abertura de uma das Exposições de Camélias nas Furnas.

Temas como “Relheiras” e “Baía da Laja” tiveram a sua inspiração na ilha do Pico, em especial na freguesia de São Mateus, de onde é natural a esposa do músico, e onde este passa alguns momentos de lazer por ocasião do Verão.

Para além desses temas o músico revela que tem sido abordado para compor temas ou para colaborar com pequenos excertos musicais em bandas sonoras de filmes, séries ou documentários. A título de exemplo o CD inclui o tema “Gente Franca” que Rafael Carvalho compôs a pedido do jornalista Vasco Pernes para o genérico daquele programa quando assumiu a versão televisiva. Ainda inclui o tema “Cortejando” do qual foi utilizado um excerto no filme “Cortejar a Ilha” de Nelson Cabral e Fernando Resendes.

O músico refere que, após dois trabalhos anteriores: “Origens” – 2012 e “Paralelo 38” – 2014, em que teve a preocupação de gravar e registar temas do repertório instrumental da Viola, alguns mesmo desconhecidos, e de ir introduzindo temas originais aos poucos, para ir mostrando diferentes explorações sonoras e técnicas da Viola, a realidade é que, nesta fase da sua vida, pelas solicitações que tem recebido de música original sua, fazia sentido ter este CD com o trabalho que tem desenvolvido nos últimos 2 anos e num trabalho mais pessoal e em torno de criações musicais suas.

O CD inclui, ainda, 2 temas tradicionais: “O Ladrão”, tradicional de São Jorge e “La Partida”, tradicional da Venezuela. Inclui, também, um tema original de Sérgio Ávila, “El Açor”, gravado e editado pelos Tunídeos.

O CD conta com a colaboração musical de César Carvalho (Violão), Carolina Constância (Violino), Henrique Constância (Violoncelo) e Lázaro Raposo (Percussão), músicos que já vinham a colaborar em trabalhos anteriores. Como novidade deste CD temos a inclusão de Jorge Valério (Hang Drum) e Sílvia Oliveira (Flauta).

O CD “Relheiras” pretende trazer ainda mais repertório para os executantes da Viola da Terra, mais motivação para quem a estuda e outras sonoridades que abram caminho para outras colaborações futuras.

O CD é uma edição de autor, foi gravado nos estúdios de Emanuel Cabral, contou com o design da DDDD Produções e com a fotografia de José Feliciano. Teve apoio à edição por parte da Junta de Freguesia de Ribeira Quente, Cooperativa de Pescadores da Ribeira Quente, Cooperativa Celeiro da Terra e pelo “Luthier” Raimundo Leonardes.

O CD será apresentado a 21 de Julho, pelas 20:00, no Centro Social e Paroquial da Ribeira Quente, onde será apresentado pelo Dr. Rui Fravica, seguindo-se um momento musical com César Carvalho e Rafael Carvalho.

A 22 de Julho, pelas 22:00, o CD será apresentado no “Tentorium” das Portas do Mar, num concerto musical que contará com Viola, Violão, Violino e Flauta.

Os eventos são de entrada livre.


Povoação sábado, 15 de julho de 2017.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot