fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 30 de junho de 2017

BANDEIRA AZUL HASTEADA NA PRAIA DA RIBEIRA QUENTE E PORTINHO DO FAIAL DA TERRA

As Bandeiras Azul e de Praia acessível voltaram aos mastros da Praia do Fogo da Ribeira Quente e, pela primeira vez, no Portinho do Faial da Terra. O acontecimento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Povoação, Pedro Nuno Melo, Vice-Presidente, Alberto Bulhões e do Vereador Rui Fravica, dos Presidentes de Junta da Ribeira Quente e do Faial da Terra, Gualberto Rita e Paulo Nazaré, respetivamente, e do Tenente Rito Martins.

Além dos dois galardões atribuídos pela Associação Bandeira Azul da Europa, a praia do fogo da Ribeira Quente, pelo seu historial de excelência da qualidade da água do mar, possui ainda a distinção de qualidade de ouro, conferida pela Quercus.

O arranque da época balnear começou no dia 1 de junho e terminará a 30 de setembro, com dois nadadores salvadores tanto para a Ribeira Quente como para o Faial da Terra que assegurarão diariamente a parte do areal vigiado e o portinho do Faial.

Este ano, o tema geral da Bandeira Azul é “O teu Planeta é a tua Terra”. O desafio é levar a quem já tem boas práticas ambientais a mobilizar a sua comunidade, a sua terra. Começar a cuidar do mundo a partir do nosso quintal e tudo pode começar com um canteiro ou um compostor comunitário.

No âmbito da candidatura à Bandeira Azul estão programadas diversas atividades que se realizarão nos meses de verão, nomeadamente ações de sensibilização que visem adquirir hábitos de consciência ambiental sobre a poluição dos Oceanos, mas também outras iniciativas. No Portinho do Faial da Terra irá surgir atividades como: o Código de Conduta Ambiental; Concurso de Fotografia “O teu Planeta é a tua Terra”; Correr para o Mar; Património Baleeiro no Faial; Bandeira Azul. Na Ribeira Quente, surgirão atividades como: A caminho da Praia; Ações de Sensibilização nos ATL’s – Boas Práticas dos 3R’s; Código de Conduta Ambiental; Como plantar em casa; Esculpir na areia; Pintar a minha Terra.

Há muito que a praia da Ribeira Quente está sinalizada como uma praia de excelência, não só pela qualidade da água do mar, como também pelos equipamentos de apoio designadamente os balneários, o bar e o parque de estacionamento.

A Praia do Fogo é das poucas da ilha que possui uma cadeira anfíbia que possibilita o acesso à água de pessoas com mobilidade reduzida, disponibilizada pela fundação Vodafone.

De salientar que, nesta época balnear, que agora se inicia, e pela primeira vez, o Portinho do Faial da Terra insere-se na lista dos lugares com Bandeira Azul. Já na Lista das Águas Balneares Identificadas, juntam-se novamente a Praia dos Pelames e do Morro na Povoação. A intenção da Câmara Municipal da Povoação é fazer o historial de cada uma destas zonas balneares para, posteriormente, as candidatar igualmente à Bandeira Azul.

Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação

Povoação, quinta-feira, 30 de junho de 2017.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot