fazer um site gratis no aqui

domingo, 11 de junho de 2017

FEIRA NACIONAL DA AGRICULTURA É "ESPAÇO DE EXCELÊNCIA" PARA PROMOÇÃO DOS PRODUTOS DOS AÇORES

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou que a 54.ª Feira Nacional de Agricultura, a decorrer em Santarém, é um “espaço de excelência para a promoção dos bons produtos dos Açores”.

“São eventos onde passam muitos consumidores, onde também se fazem negócios. São momentos de excelência para a promoção daquilo que os Açores têm de melhor”, afirmou João Ponte, apontando o caso do leite e seus derivados, das compotas, dos licores e do ananás, entre outros produtos regionais.

João Ponte, que brindou com leite dos Açores "ao sucesso da agricultura" com o Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, e o Presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, salientou que o facto dos produtos do arquipélago estarem na moda não chega, frisando que “é preciso aparecer e estar presente neste tipo de certames”.

Nesse sentido, afirmou que o Governo dos Açores vê “com muita satisfação” o stand da Associação Agrícola de São Miguel neste evento, onde é o único representante açoriano.

Nas declarações prestadas sábado, no âmbito da inauguração da feira, João Ponte considerou ser uma “boa notícia” o facto de, a partir de 1 de julho, a origem do leite, queijo, requeijão, iogurte, manteiga e natas passar a constar nos rótulos das embalagens para informar os consumidores sobre os países de origem da ordenha e transformação do produto, conforme determina um diploma publicado sexta-feira em Diário da República.

O novo regime de composição, rotulagem e comercialização do leite e derivados, especifica ainda que o leite com origem nos Açores e na Madeira, a seguir ao nome do país, pode ter também, opcionalmente, o nome da Região Autónoma.

“O Governo fez a sua parte, agora cabe à indústria fazer a sua”, disse João Ponte, acrescentando que no próximo ano espera brindar novamente na Feira Nacional da Agricultura com leite dos Açores, mas com o preço do leite pago aos produtores com um valor superior ao atual.

A Feira Nacional da Agricultura conta com cerca de 700 expositores dedicados à agricultura e pecuária, associações do setor, artesanato e alimentação, entre outros, tendo este ano como tema central 'Cereais de Portugal'.

O programa da feira, que decorre até 18 de junho, inclui a realização de colóquios e seminários onde estarão em debate os principais temas da atualidade agrícola, além de desfiles e provas de campinos, atividades equestres e hípicas, exibições de folclore e música tradicional e popular, entre outras iniciativas, estando também patente uma exposição de maquinaria agrícola e agropecuária.

GaCS/RM

Povoação, domingo, 11 de junho de 2017.

Sem comentários:

Enviar um comentário



 
Powered by Blogspot