fazer um site gratis no aqui

quinta-feira, 8 de junho de 2017

EBS DA POVOAÇÃO REALIZOU AÇÃO DE FORMAÇÃO EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA (COM VÍDEO)

Realizou-se ontem na Escola Básica e Secundária da Povoação uma ação de formação denominada Mass Training em Suporte Básico de Vida, orientada pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

Esta Ação de formação foi dirigida à comunidade escolar (docentes, não docentes e alunos), incluindo a Escola Profissional Monsenhor João Maurício de Amaral Ferreira.

Ministraram a Ação de Formação o enfermeiro Sandro Melo B.V. da Ribeira Grande, o Adjunto de Comando dos B.V. da Povoação Vítor Coelho, a Bombeira de I Carla Araújo dos B.V. da Ribeira Grande, a Bombeira de II Andreia Machado dos B.V. da Povoação e o Bombeiro de II Fábio Oliveira dos B.V. da Ribeira Grande.

Um Olhar Povoacense para saber um pouco mais sobre e como surgiu esta iniciativa questionou o Coordenador do Clube de Proteção Civil da Escola Básica e Secundária da Povoação, responsável por esta formação, Professor Pedro Miranda:
  
U.O.P – Como surgiu esta iniciativa?

P.M. - Esta ação decorre do plano de atividades do Clube de Proteção Civil da Escola Básica e Secundária da Povoação. Este foi um ano que tentamos dar vida ao clube que até ao momento não tinha atividade na escola. Assim, e para este ano o plano de atividades tentou realizar ações que chamassem à atenção desta problemática junto da comunidade escolar. Realizaram-se inúmeras palestras sobre medidas de auto-proteção em caso de catástrofe, a comemoração do Dia Mundial da Proteção Civil (1 de março) e a articulação com o Plano de Segurança Interna da Escola que entrou em fase de aplicação plena depois da sua aprovação e homologação. Importa dotar a comunidade escolar de uma consciência para a proteção civil nas suas várias vertentes e neste caso em particular para o socorro.

Por solicitação do Clube, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores disponibilizou-se para realizar um Mass Training em Suporte Básico de Vida para a comunidade escolar (docentes, não docentes e alunos). 

Esta situação decorre igualmente devido à análise realizada pelo coordenador de segurança da EBS da Povoação e do seu Conselho Executivo em relação à formação de todo o pessoal. Importava que dotássemos todos os elementos da escola de formação específica na área do socorro. Outras ações e com outras valências irão decorrer no futuro no sentido de dotar a escola de elementos habilitados a atuar no imediato. A escola deve zelar pela segurança de todos em geral e muito particularmente dos alunos que lhe estão confiados.

U.O.P. Como surge a integração da Escola Profissional da Povoação nesta ação de formação?

P.M. – Em relação à Escola Profissional, fui contactado particularmente como Coordenador do Clube e responsável por esta formação na escola, sobre a possibilidade de elementos dessa escola frequentarem a ação de formação. Embora esta fosse exclusivamente dirigida à EBS da Povoação, foi entendimento meu abrir esta possibilidade e de acordo com as vagas disponíveis, mas principalmente pela importância da temática da ação, pela dificuldade em podermos ter acesso a ela e uma vez que trabalhamos todos com alunos as preocupações acabam por ser comuns, e finalmente pelo entendimento de estreitar os laços de bom relacionamento entre instituições do concelho, que já partilham há muito algumas atividades em conjunto.


É de salutar a iniciativa do Clube de Proteção Civil da Escola Básica e Secundária da Povoação, que em articulação com o Conselho Executivo dão um contributo muito valioso à comunidade escolar concelhia, dotando os seus ativos com formações de relevante importância na área do socorro. 

Povoação, quinta-feira, 8 de junho de 2017.

Sem comentários:

Enviar um comentário



 
Powered by Blogspot