fazer um site gratis no aqui

sexta-feira, 12 de maio de 2017

BANDEIRA DO CONCELHO DA POVOAÇÃO PRESENTE NO SANTUÁRIO DE FÁTIMA

É com enorme orgulho e emoção que vemos através das novas tecnologias a bandeira do nosso concelho no Santuário de Fátima.

O grupo de peregrinos da Ouvidoria da Povoação que partiu ontem rumo a Fátima transportou consigo a bandeira do nosso concelho e, hoje encontra-se amarrada a uma das grades virada para o corredor onde passou o Santo Padre aquando da sua chegada e onde daqui a pouco passará a procissão de velas e o andor de Nossa Senhora de Fátima.

A nossa bandeira é o nosso orgulho, é símbolo do nosso povo, é a unificação das seis freguesias, Água Retorta, Faial da Terra, Nª Sr.ª dos Remédios, Povoação, Ribeira Quente e Furnas.

No coração do mundo, Fátima, encontra-se orgulhosamente a nossa bandeira, as nossas cores, o verde e o amarelo.

A CONSTITUIÇÃO HERÁLDICA DAS ARMAS, BANDEIRA E SELO DO MUNICÍPIO DA POVOAÇÃO

ARMAS – De prata, com uma caravela de ouro ornada de negro, encordoada, mastreada e com âncora do mesmo. A caravela vogando num mar de duas faixas ondadas de verde e acompanhada por dois molhos de duas espigas de milho de ouro, folhadas de verde. Em chefe um açor de sua cor, voando, com uma quina de Portugal nas garras. Listel branco com os dizeres «Vila da Povoação», de negro. Coroa mural de prata de quatro torres.

A prata indicada para o campo das armas e para as velas da caravela, é o metal que na heráldica significa humildade e riqueza. O ouro da caravela e das espigas, simboliza a nobreza, a fidelidade, a constância, o poder. O verde do mar e do folhado das espigas, significa esperança e fé. Heraldicamente o mar é representado por faixas ondadas de prata e de verde. O negro do ornato, mastreado, encordoado e o da âncora, representa heraldicamente a terra e simboliza firmeza e honestidade.

BANDEIRA – Esquartelada de amarelo e de verde. Cordões e borlas de ouro e de verde. Haste e lança douradas.

Como principal valor local é a representação da agricultura, a bandeira é de amarelo e verde, conforme são representadas as espigas de milho e o seu folhado. Quando destinada a cortejos ou outras cerimónias, a bandeira tem um metro quadrado de área e é de seda e bordada. Quando destinada a arvorar, é de filele e terá as dimensões que forem julgadas necessárias, podendo deixar de ter as armas.

SELO – Circular, tendo ao centro as peças das armas sem indicação dos esmaltes. Em volta, dentro dos círculos concêntricos, os dizeres «Câmara Municipal da Povoação».”

Povoação, sexta-feira, 12 de maio de 2017.

Sem comentários:

Enviar um comentário



 
Powered by Blogspot