fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sábado, 29 de abril de 2017

RAFAEL CARVALHO REPRESENTA OS AÇORES NO “ENCONTRO INTERNACIONAL DE VIOLAS DE ARAME”

Rafael Carvalho
De 2 a 4 de Junho Castro Verde promove o Encontro Internacional de Violas de Arame.

O Músico, Compositor e Professor Açoriano Rafael Carvalho, natural da Ribeira Quente, estará presente com a Viola da Terra, em representação dos Açores, ao lado de Pedro Mestre (Viola Campaniça/ Alentejo), José Barros (Viola Braguesa/Minho), Vítor Sardinha (Viola de Arame/Madeira), Eduardo Costa (Viola Amarantina/Douro Litoral), Júlio Pereira (Cavaquinho/Minho) e Chico Lobo (Viola Caipira / Minas Gerais, Brasil).

A selecção dos músicos presentes é uma forma de reconhecimento do trabalho único que estes desenvolvem nas suas Regiões, tentando procurado salvaguardar a origem destas violas, enquanto músicos, investigadores e professores, sendo reconhecido o mérito por parte de várias entidades públicas e privadas, a nível nacional e internacional.

Esta é a Sétima edição deste evento que, em 2010, esteve nos Açores, é uma organização da ACA – Associação de Cante Alentejano Os Cardadores e irá realizar-se no pólo de Castro Verde do Conservatório Regional do Baixo Alentejo.

Este “encontro” visa preservar e valorizar a música tradicional através do dedilhar das violas de arame, as quais assumem denominações, formas e sonoridades próprias, que marcam uma dada região do nosso país, desde o Minho ao Alentejo, passando pelo Douro Litoral, Açores e Madeira, e além-fronteiras, como é o caso da viola caipira (Brasil).

À semelhança das edições anteriores, o “VII Encontro de Violas de Arame” irá contar com Conversas, Oficinas e Concertos, e decorre em simultâneo com o “IV Encontro de Tocadores de Viola Campaniça”.

A presença da Viola da Terra neste evento é de grande importância uma vez que se junta às suas “irmãs” portuguesas e do brasil, dando a conhecer o trabalho que está a ser desenvolvido nos Açores, a diversidade de eventos a favor da valorização da nossa Viola e a riqueza da música tradicional açoriana e dos seus intérpretes, do passado ao presente. É, ainda, a representação dos Açores que está assegurada e a defesa da nossa Viola e das nossas tradições.

Ao mesmo tempo, existe uma troca de contactos, conhecimentos e projectos, formando-se amizades que têm contribuído para uma afirmação das Violas de Arame no panorama Regional, Nacional e Internacional.

O músico Açoriano Rafael Carvalho é professor de Viola da Terra no Conservatório Regional de Ponta Delgada, responsável pela Associação de Juventude Viola da Terra e tem, ainda, 3 livros editados do seu “Método para Viola da Terra”, 2 álbuns a solo: “Origens” e “Paralelo 38”, estando já a preparar um terceiro CD que sairá no Verão composto, quase na sua totalidade, por temas originais em Viola da Terra.

Povoação, sábado, 29 de Abril de 2017.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot