fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 13 de março de 2017

TEMPORADA DE VIOLAS DA TERRA 2017 ARRANCA A 25 DE ABRIL

A Associação de Juventude Viola da Terra tem organizado nos últimos anos a sua “Temporada de Violas da Terra” cujo objectivo é de criar um cartaz ao longo do ano com eventos ligados à Viola da Terra, sua valorização e promoção. Nestas Temporadas a Associação apresenta as diversas iniciativas que sempre desenvolveu e algumas novas que vão surgindo. Os eventos são, maioritariamente, na Ilha de São Miguel, onde a Associação está sediada, mas a mesma já tem concretizado eventos em outras ilhas dos Açores.

A Temporada de Violas da Terra 2017 arranca a 25 de Abril com o concerto da Orquestra de Violas da Terra, que decorrerá pelas 18:00 na Igreja de São Paulo, na Ribeira Quente. A freguesia de Ribeira Quente viu a Associação de Juventude Viola da Terra ser criada em 2010 e este é um momento de grande importância para a Associação por poder trazer este evento à sua “casa”, o de maior dimensão que organiza anualmente, e inserido nas Comemoração do Centenário da Igreja de São Paulo. O evento contará com tocadores de Viola da Terra de várias Escolas de Violas da Ilha e de vários Concelhos. Terá ainda a participação de alguns convidados, a anunciar brevemente, e conta com a Direcção Musical de Rafael Carvalho.

O início de Junho traz a III edição da “Audição do Dia da Criança”, numa colaboração com a Classe de Viola da Terra do Conservatório Regional de Ponta Delgada, e onde têm estado alguns outros músicos com participações especiais. Nesses eventos a Associação tem oferecido material de Viola da Terra editado (CD ou Livros), de modo a dar aos mais novos a possibilidade desse contacto com mais material de Viola da Terra produzido na Região.

De 26 a 29 de Junho São Miguel recebe o “Violas do Atlântico VII” que contará com a presença do Músico Madeirense Vítor Sardinha, que traz aos Açores a Viola de Arame Madeirense. O Músico Madeirense esteve na última vez nos Açores em 2011, por ocasião do “Violas do Atlântico I”, tendo-se juntado ao Músico Açoriano Rafael Carvalho na primeira edição daquele Encontro que se tornou ema referência anual na Ilha de São Miguel. Desde 2011 Vítor Sardinha já editou mais CDS e encontra-se agora em fase de conclusão do seu último livro “VIOLA DE ARAME PRÁTICAS E CONTEXTOS”. O evento conta com um concerto a 27 de Junho, na Igreja de São Paulo, na Ribeira Quente, e um segundo concerto no Salão Nobre do Teatro Micaelense a 28 de Junho.

Em Julho e Setembro, em colaboração com a Associação Portas dos Mar, regressam os “Serões de Viola da Terra” no Tentorium das Portas do Mar com o cartaz a ser divulgado oportunamente.

A Associação de Juventude Viola da Terra tem ainda outras actividades já planeadas e em fase de organização, mas aguarda as respostas aos apoios de candidaturas previstos nas diferentes Direcções Regionais, mas que ainda não foram comunicados devido ao atraso na aprovação do Orçamento Regional. No entanto, apesar desse contratempo, já foi possível assumir os eventos agora divulgados que implicam muito tempo de pré produção e envolvem muita gente, pelo que tinham de ser assumidos pela Associação em colaboração com o apoio logístico das entidades que ajudam a produzir os eventos, ou os mesmos ou não teriam hipótese de chegarem a ser realizados este ano.

Os cartazes e programas detalhados de cada evento serão divulgados nas semanas que antecederem a sua realização, como habitual.

Povoação,  segunda-feira, 10 de março de 2017

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot