fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

GRUPO VOZES DO MAR DO NORTE VAI REALIZAR CANTATA DE NATAL JUNTO AO PRESÉPIO DAS CALDEIRAS DAS FURNAS

O grupo de Cantares "Vozes do Mar do Norte" irá realizar uma cantata de Natal junto ao Presépio das Caldeiras das Furnas, no próximo Domingo, 11 de dezembro, pelas 20h30.

O Grupo de Cantares "Vozes do Mar do Norte", da Vila de Rabo de Peixe, constituiu-se formalmente, sendo agora denominado de Trovas e Ritmos - Associação de Cantares. É composto por 19 elementos, entre vozes e tocadores de viola da terra e acórdeão, trincadeiras, ferrinhos e pandeiro.

Teve a sua primeira atuação no dia 05 de Outubro de 2007 por ocasião das festas de N.S. do Rosário e tem como objectivo incutir nas pessoas o gosto pelas melodias populares muitas delas cantadas pelos nossos avós, bem como reavivar a tradição como parte da nossa história, que deve ser cultivada, consolidando as nossas raízes e a nossa identidade como povo ilhéu.

Este Grupo, para além dos espectáculos já realizados em todos os concelhos de S. Miguel atua espontaneamente, visitando as casas dos membros, por ocasiões festivas ou aquando das festas dos Reis, do Carnaval ou das Estrelas, levando pela calada da noite a música popular pelas ruas da Vila e cumprindo uma ancestral tradição das serenatas tão ao gosto das populações.

O reportório inclui temas da música popular de várias ilhas dos Açores, designadamente temas ligados ao mar, bem como por exemplo as ilhas de bruma, chamateia, velho pézinho ou o vapor da madrugada. Fazem parte do reportório melodias antigas de Rabo de Peixe retiradas dos antigos espectáculos de variedades que se encenavam nesta vila.

Para além disso, o Grupo de Cantares "Vozes do Mar do Norte" dispõe de um reportório de natal, com músicas tradicionais natalícias e uma cantata própria relativa a natividade do Menino Jesus já levada a cena em várias Igrejas da Ilha de S. Miguel.

Elementos do Grupo:

Vozes:

Maria de Fátima Penacho;
Maria da Conceição Faria;
Ugolina Garcia Soeiro;
Teresa Maiato;
Virgínia Vieira Falcão;
Maria Cesaltina Vieira;
Adriana Oliveira;
Ana Cristina Pimentel;
Nélia Vieira
Ana Cristina Sousa

António Pedro Costa;
José Carlos Pimentel;
Manuel Ferreira;
António Melo;
Agostinho Gonçalves;
Luís Pereira;
Humberto Vieira

Tocadores:

Rúben Cordeiro- Viola da Terra;
Luís Resendes- Violão;
Eduardo Macedo - Violão;
Vitor Correia- Acordeão;

Fotos: Grupo facebook “Vozes do Mar do Norte”

Povoação, quarta-feira, 7 de dezembro de 2016.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot