fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

A RIBEIRAQUENTENSE MADALENA BRAGA E FAMÍLIA AGRADECERAM A HOMENAGEM AO SEU ENTE QUERIDO JOÃO PEDRO

João Oliveira Pedro, nasceu a 28/04/1949 e faleceu a 24/10/1971

Minhas Senhoras e Meus Senhores,

Hoje dia 2 de novembro 2016, Dia dos Finados, um dia que ficará para a história desta pequena e pitoresca comunidade piscatória, em que o Núcleo da Liga dos Combatentes de São Miguel, leva a efeito a Cerimónia evocada aos Combatentes, falecidos em Terras de Além-Mar, por todos conhecidos por “Guerra do Ultramar”. Esta localidade também enviou um jovem com 21 anos de idade em 13 de abril de 1970, mas infelizmente a tristeza bateu-nos à porta porque veio a falecer a 24 de outubro de 1971 e sepultado no cemitério da sua Terra Natal em 7 de maio 1972, sete meses depois da data do seu falecimento, e este jovem chama-se João Oliveira Pedro.

O jovem em causa, não é por ser familiar meu, foi um herói como todos os combatentes que são hoje aqui recordados e homenageados, mas reconheço que, qualquer comunidade devia seguir o exemplo também dos seus heróis. É nossa obrigação assinalar esse momento da nossa História, porque o que estamos aqui a fazer hoje é história.

Foram estes que serviram Portugal com todo o respeito e humildade dos grandes e os seus esforços não foram em vão.

Contudo é essencial que esta lembrança não se perca nos tempos: porque quem lutou no Ultramar merece todo o reconhecimento, possível e mais algum, porque foram esses jovens que saíram dos seus familiares, dos seus cantinhos onde nasceram, essas gerações precisam de ser lembradas do que se passou para perceberem também o tempo que hoje vivemos e, acima de tudo, a razão de certos traumas que afectaram os referidos militares e os seus familiares.

Sei que o dia, o momento desta cerimónia não irá ser fácil para nós familiares e amigos, pois haverá sempre uma nostalgia, um sentimento profundo causado pela partida, ou seja, pela grande viagem que fizeram sem bilhtete de regresso, em especial pelo irmão desta terra, João Oliveira Pedro.

Neste momento, em meu nome pessoal e da minha família, é justo também manifestar o nosso reconhecimento pela Liga dos Combatentes de São Miguel, entidade que merece todos os nossos agradecimentos, pelo que tem feito por todos aqueles que combateram no Ultramar, não esquecendo a deslocação a esta comunidade para tão nobre homenagem.

Um agradecimento também, a todos os militares aqui presentes expresso o reconhecimento da minha família, o nosso muito obrigado.

A todas as pessoas da freguesia que quiseram associar-se a esta homenagem os nossos agradecimentos.

Também não posso deixar de agradecer e enaltecer o amigo João Costa, porque ao longo de alguns anos sempre se empenhou para a realização dessa solenidade, por isso o meu mais profundo sentido apreço e consideração.

Bem haja a todos!

Muito obrigado!

Ribeira Quente, 2016.11.02

Os familiares,

Madalena Braga e família

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot