fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

RAFAEL CARVALHO APRESENTA O SEU 3.º LIVRO – “MÉTODO PARA VIOLA DA TERRA – AVANÇADO” NO PRÓXIMO SÁBADO.

O músico e professor Açoriano, Rafael Carvalho, apresentará no próximo sábado, dia 22 de outubro, pelas 20:00, o terceiro livro do seu “Método para Viola da Terra”. O lançamento decorrerá na Igreja do Colégio, em Ponta Delgada, e estará inserido no “II Encontro de Escolas de Viola da Terra da Ilha de São Miguel”.

O “Método para Viola da Terra – Avançado” apresenta 40 peças instrumentais para Viola da Terra, numa recolha do autor de mais de duas décadas, onde estão incluídas versões que aprendeu com Carlos Quental, transcrições dos trabalhos musicais de Miguel de Braga Pimentel, de Arsénio Machado e outros incluídos nas recolhas do Professor Artur Santos, da Escola de Violas da Relva, versões executadas na freguesia natal do autor - Ribeira Quente, versões de António Dias de Medeiros que o autor recolheu junto da antiga Emissora Regional Açoriana (RDP Açores), peças do livro Cantigas do Povo dos Açores do Tenente Francisco José Dias, e ainda peças que adaptou da Guitarra Portuguesa ou da Guitarra Clássica.

Esta multiplicidade de material ao nosso dispor, e que aqui é apresentado num único livro, é a prova inequívoca da grande riqueza, versatilidade e potencialidade da Viola de Arame dos Açores.

O presente livro incide sobre a técnica de execução apenas com o polegar da mão direita e na afinação Ré, Si, Sol, Ré, Lá (“Afinação em Ré”), que são tradicionais, principalmente, das Ilhas de Santa Maria e São Miguel, mas pode ser utilizado por qualquer tocador de Viola da Terra, de qualquer Ilha ou local, desde que faça as devidas adaptações de digitação à afinação e técnica que utiliza na sua Viola. No entanto, com o intuito de aproximar este Método à realidade de outras ilhas, decidi apresentar, no final deste Manual, uma sugestão de um Mapa Geral de Acordes para a “Afinação em Mi” (Mi, Si, Sol, Ré, Lá). É uma ferramenta de trabalho que fica assim disponível e um auxiliar rápido para quem executa a Viola com esta afinação, em outras ilhas dos Açores.

Desta Coleção fazem parte 3 livros, todos numa edição do autor: “Método para Viola da Terra – Iniciação” (2013), “Método para Viola da Terra - Básico” (2015) e “Método para Viola da Terra – Avançado” (2016). Esta Colecção vem possibilitar aos estudiosos da Viola de Arame Açoriana um acesso a centenas de peças, sistematizadas em diferentes graus de dificuldade, incluindo ainda exercícios, escalas e mapas de acordes.

Ao mesmo tempo são disponibilizados online todos os vídeos de apoio aos 3 livros, num total de 200 vídeos, e que são imediatamente acessíveis em cada página de estudo através da leitura de um código “QR” com o telemóvel. Esta ferramenta permite um auxílio precioso no estudo e aprendizagem da Viola da Terra.

O autor admite que este é, por agora, o último volume deste “Método”, uma vez que é um trabalho muito minucioso e extenuante. Para além disso, o autor é que tem assumido os custos de edição das 3 obras, que, apesar de terem um valor enorme no ensino actual da Viola da Terra, principalmente em Escolas do Ensino Artístico da Região, não recebe um único incentivo ou apoio das entidades com competências nessa matéria, e esta situação, entende o autor, não se pode continuar a verificar, devendo haver uma real envolvência e responsabilização da tutela nesta área.

Para além destes 3 livros o músico Açoriano já editou 2 CDs: “Origens” (2012) e “Paralelo 38”

Povoação, 20 de Outubro de 2016.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot