fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

PCP INSISTE NA NECESSIDADE DA LIGAÇÃO MARÍTIMA REGULAR ENTRE SÃO MIGUEL E SANTA MARIA

O líder do PCP/Açores, Aníbal Pires, insistiu pela quarta vez na necessidade de ser criada uma carreira regular de transporte marítimo de passageiros e viaturas entre as ilhas de São Miguel e de Santa Maria.

INTERVENÇÃO DO DEPUTADO ANÍBAL PIRES NO DEBATE DA PROPOSTA DO PCP PARA CRIAÇÃO DE UMA LIGAÇÃO MARÍTIMA REGULAR ENTRE AS ILHAS DE SÃO MIGUEL E SANTA MARIA

Senhora Presidente,
Senhoras e Senhores Deputados,
Senhor Presidente do Governo Regional,
Senhora e Senhores Membros do Governo,

Esta é a quarta vez que o PCP traz esta proposta a este Parlamento.  Fizemo-lo em 2012, 2013 e 2015 e de todas as vezes, a maioria absoluta do PS a chumbou, comprovando, como temos dito, que se tornou o principal obstáculo ao desenvolvimento e ao progresso dos Açores.

Insistimos e insistiremos nesta proposta quantas vezes forem necessárias, não por teimosia, mas porque é uma medida útil para a economia das ilhas do Grupo Oriental, necessária e urgente para o desenvolvimento de Santa Maria  e para quebrar o seu isolamento e porque é uma proposta que, inevitavelmente, se vai tornar realidade, seja ou não concretizada por um governo regional do PS.

Podem chumbá-la mais uma vez, que isso só servirá para aumentar o vosso incómodo quando, no futuro próximo, chegar a altura de terem de a aprovar!

Senhora Presidente,
Senhoras e Senhores Deputados,
Senhor Presidente do Governo Regional,
Senhora e Senhores Membros do Governo,

Esta ligação vai ser uma realidade. O problema, neste caso, é o tempo que estamos a desperdiçar. É que, se a nossa proposta tem custos, muito maiores são os custos de não se criar esta ligação, mais caras para o erário público e para as empresas são as oportunidades de desenvolvimento quer se estão a perder. E por isso, pergunto, quanto custa adiar mais uma vez esta decisão? Quanto custa a falta de visão do Partido Socialista?

E atente-se bem no que a nossa proposta de DLR propõe:

A criação de um grupo de trabalho, no âmbito da secretaria Regional do Turismo e Transportes, com a missão de realizar os estudos prévios necessários e formular recomendações para a definição da tipologia, dimensões e modelo de aquisição de um navio adequado para estabelecer esta ligação.

Não estamos a tomar uma decisão sem fundamentação, não estamos acrescentar à despesa pública sem ponderação.

Estamos a decidir, sim, que esta ligação é importante, que é útil e a dar o primeiro passo no sentido de a tornar realidade, compatibilizando-a não só com os serviços marítimos e aéreos que já existem, como também com a capacidade financeira da Região.

Isto não é uma proposta razoável?

Trata-se aqui, Senhores Deputados, de uma questão de vontade política. E, mesmo que não tivesse outro mérito, a nossa proposta permite clarificar isso mesmo: Quais são os partidos que acham que as duas ilhas, São Miguel e Santa Maria, devem desenvolver-se em estreita ligação, aproveitando as sinergias que a sua proximidade pode gerar, repartindo proporcionalmente os frutos do progresso e do desenvolvimento? E quais são os partidos que vêm Santa Maria apenas como uma ilha periférica, adjacente, mera colónia de férias que não vale a pena desenvolver e na qual não vale a pena investir e para a qual as ligações de verão são suficientes?

É isto que vai ficar definido e claro, para os marienses e para os micaelenses aqui hoje!

Senhora Presidente,
Senhoras e Senhores Deputados,
Senhor Presidente do Governo Regional,
Senhora e Senhores Membros do Governo,

Trazemos aqui novamente esta proposta, sobretudo porque ela corresponde à vontade genuína dos marienses e dos micaelenses, porque ela da´resposta a uma reivindicação legítima da população das duas ilhas. Estamos aqui, como é nossa obrigação, a dar voz às pessoas, a garantir que as suas aspirações são ouvidas.

E veremos se agora, em período eleitoral, os mesmos que a rejeitam aqui neste Parlamento vão ou não resistir à tentação de a prometer, em parangonas ou à boa pequena, aos marienses e micaelenses!

Quando forem em campanha eleitoral pedir o voto dos habitantes destas duas ilhas, não se esqueçam de lhes explicar porque é que acham que esta ligação não é necessária ou, se for esse o caso, que estão arrependidos e que na próxima legislatura vão mudar o vosso sentido de voto e aprovar a proposta que o PCP aqui irá trazer outra vez!

A Luta continua!

Disse!

O Deputado do PCP Açores

Aníbal Pires

9 de Setembro de 2016.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot