fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sábado, 27 de agosto de 2016

GRANDES FESTAS DA NOVA INGLATERRA SÃO "UM DOS GRANDES MOMENTOS DE EXALTAÇÃO DA IDENTIDADE AÇORIANA", AFIRMA VASCO CORDEIRO

O Presidente do Governo afirmou que as Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra, que estão a decorrer na cidade de Fall River, nos Estados Unidos da América, constituem uma “grande manifestação de Açorianidade” e de exaltação da identidade do Povo Açoriano.

“É sempre motivo de grande satisfação e de grande orgulho participar nestas Grandes Festas. Durante estes dias, os Açores estão muito mais próximos da Nova Inglaterra, unidos, exatamente, por aquela que é uma das mais fortes marcas da nossa identidade como Povo e que é comum a todas as nove ilhas da nossa Região, o culto ao Divino Espírito Santo”, afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo, que participa nestas festividades como Convidado de Honra, falava sexta-feira no Kennedy Park, na cerimónia da bênção das pensões, que foi presidida pelo Bispo Emérito dos Açores, D. António de Sousa Braga.

“Qualquer Açoriano se sente muito bem nesta grande manifestação de Açorianidade e de ligação entre os Açores e as suas comunidades emigradas, entre as quais a comunidade da Nova Inglaterra é uma das mais representativas”, frisou.

Na ocasião, o Presidente do Governo deixou, ainda, uma palavra de reconhecimento a Heitor de Sousa, considerado o impulsionador das Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra, salientando que “permanecerá sempre como uma das grandes referências da nossa comunidade”.

Estas Grandes Festas, uma das maiores manifestações culturais e religiosas da Diáspora açoriana, decorrem na cidade de Fall River, no Estado norte-americano de Massachusetts, até 30 de agosto.

Hoje, o Presidente do Governo integra o tradicional Bodo de Leite e o Cortejo Etnográfico, que culminará com a distribuição de leite e massa sovada a todos os presentes no Kennedy Park, um dos principais palcos destas festividades que comemoram, este ano, a sua 30.ª edição, visitando também a Casa dos Açores da Nova Inglaterra.

No dia maior das Grandes Festas - domingo, 28 de agosto – Vasco Cordeiro terá um encontro com os membros da Portuguese-American Leadership Council of the United States (PALCUS), seguindo-se a Missa Solene da Coroação na Catedral de Saint Mary e a Procissão da Coroação, que incorporará entidades oficiais, mordomias e bandas filarmónicas da Nova Inglaterra, do Canadá e dos Açores.

Estas Grandes Festas, que se realizam desde 1986 no último fim de semana de agosto, são promovidas por uma Comissão Organizadora que, este ano, é presidida por Duarte Nuno Carreiro.

GaCS/PC

Povoação, Sábado, 27 de agosto de 2016.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot