fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 19 de julho de 2016

VALE DAS FURNAS VAI ESTAR EM FESTA ENTRE 24 DE JULHO E 1 DE AGOSTO

Paróquia de Sant´Ana celebra padroeira

A Freguesia das Furnas, um dos ex libris da ilha de São Miguel, lugar de paragem obrigatória quer para turistas quer para locais que nesta altura acorrem às piscinas de água quente ali existentes, vai receber entre 24 de julho a 1 de agosto as festas em honra da sua padroeira, Sant´Ana.

A par de um vasto programa cívico e cultural, com cantigas ao desafio, grupos folclóricos e música popular,  destacam-se a partir de sexta feira, dia 29 de julho, a abertura da iluminação da festa e no dia 30, pelas 20h00, a missa cantada pelos jovens na igreja velha,  seguida da procissão de mudança da imagem de Sant´Ana. No domingo, dia 31 de julho, a missa solene da festa é celebrada às 12h15 e às 17h00 realiza-se a procissão na qual se incorporarão as filarmónicas Marcial Troféu da Povoação, Banda do Sagrado Coração de Jesus do Faial da Terra, Banda de São Paulo da Ribeira Quente e Filarmónica Harmónica Furnense.

Na segunda feira, dia 1 de agosto, o dia começa com a celebração da Missa em honra de São Joaquim, pelas 11h00; às 14h30 cortejo de recolha de ofertas com imagem de São Joaquim e, à meia noite, procissão de mudança da imagem para a igreja de Sant´Ana.

Durante todos os dias haverá animação musical ora por filarmónicas ora por grupos locais.

“É uma Festa muito importante para todos os Furnenses (sejam eles residentes ou emigrantes). É sempre esperada com muito carinho pela grande devoção que o povo deste Vale Encantado tem a Sant´Ana desde o Séc. XVIII”, referiu o Pe Ricardo Pimentel em declarações ao Sítio Igreja Açores.

“O nosso desejo, enquanto Comissão organizadora deste evento de cariz religioso, é que estas festividades sejam um momento de saudável convívio e encontro entre todos e também de encontro com o nosso Deus que é um Deus que se compraz com a alegria dos homens” adianta ainda o pároco.

A Igreja de Santa Ana, nas Furnas, é um dos templos mais antigos da ilha e foi edificada no local onde antes existia uma ermida dedicada à evocação de Nossa Senhora da Consolação, que foi o primeiro templo do Vale das Furnas e que terá feito parte de um convento, fundado por padres eremitas. Tanto a ermida como o convento foram destruídos por uma erupção ocorrida em 1630.

A atual igreja foi construída em 1760 por iniciativa do padre Cosme de Pimentel após a partida da ilha de São Miguel dos frades jesuítas, tendo evocado a mãe de Nossa Senhora, mãe de Jesus, Sant´Ana.

Foi elevada a paróquia em 1792.

Este ano a igreja tem um “novo atrativo” pois acaba de inaugurar os seus sinos, na torre norte, “um marco histórico que se deve à generosidade de instituições e famílias ligadas ao vale encantado” refere o Pe Ricardo Pimentel.

Fonte: IA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot