fazer um site gratis no aqui

terça-feira, 3 de maio de 2016

DIREÇÃO DA FUNDAÇÃO DESEJA LEVAR A CABO PROJETO DE AMPLIAÇÃO DA ESCOLA PROFISSIONAL E DA SEDE DA FUNDAÇÃO

A Fundação Maria Isabel do Carmo Medeiros é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública. Os primeiros estatutos foram elaborados a 8 de Agosto de 1962 pelo seu fundador, o Padre João de Medeiros, tendo sido aprovados em 11 de setembro de 1963. Esta Fundação, que adotou o nome da sua patrona, Maria Isabel do Carmo Medeiros, desenvolve a sua atividade no âmbito da Educação, Cultura e Formação Profissional, da Proteção à Infância, Juventude e Terceira Idade e da colaboração na obra da Catequese e realização de outras atividades julgadas convenientes à prossecução de fins espirituais.

Passados mais de cinquenta anos após a sua instituição, a Fundação tem nas suas valências instrumentos fundamentais para o concelho da Povoação, tais como: as creches (da Povoação e Furnas), o Jardim de Infância, a Escola Profissional e o Rendimento de Social de Inserção - RSI.

No Conselho Geral da instituição, realizado no passado dia 22 de abril, tal como tem sido hábito nos mandatos da Direcção da Fundação, foi apresentado publicamente o relatório anual de contas de 2015, bem como o trabalho desenvolvido pelas várias valências da Instituição, sem descurar a apresentação dos objetivos e aspirações futuras. Da análise aos documentos apresentados, constata-se que os resultados operacionais têm vindo a apresentar uma evolução positiva, situação reconhecida e enaltecida pelos membros do Conselho Fiscal e do Conselho Geral.

No que diz respeito ao balanço da actividade das valências, importa destacar a elevada procura da creche e jardim-de-infância na Vila da Povoação, cujas taxas de ocupação demonstraram a necessidade de aumentar a oferta. Assim, em setembro de 2015 e, através de um protocolo com a Câmara Municipal da Povoação, entrou em funcionamento uma nova valência, a Creche das Furnas, de modo a colmatar as necessidades desta Freguesia. Para além disso, destaca-se a preocupação da Direção da Fundação na melhoria contínua dos serviços prestados na Creche e Jardim de Infância da Vila da Povoação, estando para breve o início das obras de remodelação destes espaços, em resultado da parceria estabelecida com o Governo Regional dos Açores, entidade financiadora.

Por seu turno, a Escola Profissional Monsenhor João Maurício de Amaral Ferreira, que este ano com 6 cursos em funcionamento ultrapassou as mil matrículas de alunos nas várias tipologias de formação, continua a cativar o interesse dos jovens no ensino profissional, constituindo uma mais-valia para o concelho.

A Valência do Rendimento Social de Inserção, funciona desde 2005, em acordo com o Núcleo de Ação Social da Povoação, e disponibiliza um apoio psicossocial importante às famílias mais desfavorecidas do Concelho da Povoação. Com uma equipa constituída por 4 elementos, presta serviço em todo o concelho, nomeadamente no domicílio dos seus utentes, tendo acompanhado, ao longo do ano de 2015, 161 famílias, totalizando cerca de 447 beneficiários.

Mantendo a sua missão no presente e perspetivando o futuro, a Direção da Fundação pretende continuar a proporcionar um serviço de qualidade aos seus utentes no ensino, na formação e no apoio social, contribuindo desta forma para o desenvolvimento do Concelho da Povoação.

Tendo em vista esta missão, e atendendo às necessidades atuais, após a conclusão das obras na Creche e Jardim de Infância (Vila da Povoação), a Direção da Fundação deseja levar a cabo o projeto de ampliação da Escola Profissional e da sede da Fundação, melhorando os serviços da valência do Rendimento Social de Inserção – RSI e proporcionando aos alunos da Escola Profissional melhores condições de aprendizagem e de lazer.

                                       Povoação, 26 de Abril de 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário



 
Powered by Blogspot