fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 14 de abril de 2016

RECORDAR A POVOACENSE SÃOZINHA - UM CRIME QUE CHOCOU TODA A BERMUDA E COMUNIDADE POVOACENSE

Esta é uma história que infelizmente terminou de forma trágica e que Um Olhar Povoacense vai dar a conhecer aos seus seguidores. Uma história que já conta com 38 anos e que envolve uma família da Povoação.

Achamos que apesar do triste destino desta nossa irmã povoacense, esta, não deve ser esquecida e devemos orgulhar-nos do seu curto percurso de vida, afinal era uma de nós, uma rapariga que adorava a sua terra e que até num determinado momento pediu aos seus pais para ficar atrás, com os seus padrinhos de batismo.

A história que hoje vamos dar-vos a conhecer é um relato da altura dos acontecimentos, uma tradução do Inglês para o Português e que apenas procedemos a algumas correções, mantendo o conteúdo tal como foi relatado pela imprensa Bermudense. Também apresentamos algumas fotos atuais da sua sepultura no cemitério de São João na Lomba do Loução e da casa ofertada pelos amigos da Bermuda à sua família (L. Loução) depois do trágico acontecimento e regresso à Povoação.  

Maria da Conceição Costa Furtado (Sãozinha) nasceu a 8 de Novembro de 1966 na Vila da Povoação, filha de Daniel Raposo Furtado e de Cesaltina da Costa (já falecida), moravam no Morro.

O seu pai, Daniel Furtado, como tantos outros micaelenses foi à procura de uma melhor condição de vida para a sua família, emigrando para a Bermuda, contratado para serviço de hotel. Partiu rumo ao território britânico ultramarino a 15 de Janeiro de 1969, com contrato pelo cônsul de então, Filipe Macedo.

A mulher de Daniel Furtado, Cesaltina, ficara na Vila da Povoação com a sua filha mais velha “Sãozinha” e o seu filho mais novo Paulo Furtado, mas a 5 de Dezembro de 1971 partiu rumo à Bermuda para se juntar ao seu marido e pai dos seus queridos filhos. Tinha então a Sãozinha 5 anos de idade e o seu mano Paulo 2 anos. Chegados à Bermuda a Sãozinha entrou de imediato para a escola e para a catequese, sendo de salientar a fácil integração da jovem povoacense na comunidade bermudense e a sua dedicação aos estudos e catequese, uma ótima aluna, assim a classificavam.

No ano de 1972 a jovem povoacense fez a sua Primeira Comunhão na Igreja de Santo António, no WarWick, sendo um momento de profunda emoção e alegria para ela e sua família.

Entretanto, fruto do amor que unia Daniel e Cesaltina dá-se o nascimento de mais um rebento, agora na Bermuda, mais um irmãozinho, o Maximino, apesar das dificuldades da vida e dos obstáculos do dia-a-dia para manter a família na Bermuda. A pobreza nunca foi vergonha para ninguém e manter a família unida era o mais importante para este chefe de família povoacense.

E a Sãozinha já era uma aluna da terceira classe da escola bermudense e na catequese era classificada com Excelente.

Maximino nasceu a 28 de Março de 1973 e foi batizado na Catedral de Santa Teresa a 22/04/1973. E a partir desse momento são os pais e três filhinhos na Bermuda.

No ano de 1974, a 24 de outubro, Cesaltina e os seus três filhos regressam à ilha de São Miguel, Vila da Povoação.

A Sãozinha
Daniel sente muito a ausência da sua querida mulher e três rebentos que viviam muito longe e, num ato de sacrifício, contraindo dívidas, chama de novo a família para a Bermuda, numa altura em que a Sãozinha não desejava assim tanto voltar, pedindo até para ficar com os seus padrinhos de batismo, os povoacenses Daniel e Margarida Ferro, mas, lá teve de acatar a vontade dos seus pais.

Foram grandes as despesas para o povoacense Daniel, mas a família voltara à Bermuda, desembarcando a 10 de Setembro de 1977. Assim regressava Cesaltina com os três grandes amores de 11, 8 e 4 anos de idade.

Chegados de novo à Bermuda, Sãozinha e o seu irmão Paulo começam de imediato a frequentar a escola e a catequese. A Sãozinha era já uma mulherzinha, muito educada, nunca faltava à escola nem à catequese, era assídua e pontual.

A mãe estranhava a sua piedade e recanto. Todos os dias junto ao sofá onde dormia, por falta de quartos, Sãozinha rezava de joelhos. Recatada, não queria que a sua mãe entrasse no seu dormitório ou no quarto de banho sem estar devidamente composta. Ela mesma tratava com esmero as suas roupinhas e escolhia aquelas que devia de vestir.

Na escola os professores estavam admirados de como Sãozinha não esquecera nada do seu inglês, enquanto estivera de regresso à sua terra natal, Vila da Povoação, e, em poucos meses, já tinha ela alcançado a 6ª classe na Bermuda.

Dia 22 de Fevereiro de 1978!

Como de costume a Sãozinha e o mano Paulo foram para a escola a pé, uns bons centos de metros de sua casa. No regresso das aulas era costume o seu irmão acompanhar alguns colegas rapazes e ela  meninas. O irmão chegou a casa pelas horas do costume, 4 horas da tarde, mas a Sãozinha não apareceu. A mãe não se preocupou porque ela no regresso da escola costumava parar em casa de famílias portuguesas conhecidas e amigas.

A noite aproximava-se e nada de Sãozinha regressar a casa. Sua mãe ficou com o coração apertado e muito preocupada, foi desesperadamente à procura da filha, perguntou pela “sua rapariga” aos vizinhos e amigos. Recebeu como resposta “ela hoje não passou por aqui”.

O pai de Sãozinha estava no trabalho sem saber o que se passava. A noite entra e a vizinhança e os amigos empunhando lanternas na mão procuram-na desesperadamente. Aproxima-se a meia-noite e é então comunicado à Polícia o sucedido. Esta coloca-se de imediato em campo à procura da jovem emigrante povoacense desaparecida. A noite encontrava-se frígida e chovia. No dia seguinte a rádio pedia auxílio continuadamente para a busca e na televisão era mostrada a sua fotografia. A tropa foi chamada a auxiliar a Polícia.

QUATRO HORAS E VINTE DA TARDE!

A poucas centenas de metros da sua casa aparece morta, esta inocente criança, vítima da sua pureza. Mãos assassinas violaram-na e depois mataram-na!

Pelas seis horas da tarde a televisão local dá a notícia com a fotografia da Sãozinha, e dá a conhecer o terrível crime, toda a Bermuda ficou chocada com tamanha selvajaria. Nunca na história da Bermuda se viu um crime deste. Tudo aquilo que se passou, não há palavras que o descreva. As autoridades, desde o Sr. Governador, manifestaram a sua repulsa e visitaram a família açoriana.

Quando souberam das dificuldades económicas desta família e a desgraça que se abatera sobre ela, os auxílios apareceram de todos os lados.

No meio de tanta infelicidade a mesma acabou por trazer um pouquinho de felicidade. Mas o que se desejava era que esta tragédia nunca tivesse acontecido.

Depois das formalidades legais, o corpo da virgem mártir seguiu para a morgue do hospital para ser autopsiada. Do corpo da jovem povoacense foram retiradas várias amostras para análises que foram enviadas para um laboratório de Londres, a fim de ver se era possível a descoberta das mãos criminosas. Afinal acabou por não ser necessário. No dia do funeral, o criminoso foi preso. Vinte e sete anos de idade! O assassino não era Português. Foi assim divulgada a notícia da prisão, o povo reuniu-se à volta do Tribunal onde foi proclamado o crime e presente o criminoso. A Polícia teve de conter a multidão para que o criminoso com a cabeça coberta e algemado pudesse dar entrada no Tribunal.

No sábado foi o funeral em Santa Teresa. Eram duas horas e a Catedral estava à cunha de gente.

Nas ruas um mar de gente de todas as condições sociais, pretos e brancos. A Polícia comandava o trânsito. E entra à hora marcada a urna de cedro da Bernuda com o corpo da Sãozinha, envolto em sedas, com o seu uniforme da escola, gravata no pescoço, crucifixo nas mãos. O seu corpo embalsamado, sorria. Era a Sãozinha, tal e qual. Não se viam os sinais da morte. O povo chorava e misturava as suas lágrimas com o doloroso choro da mãe.

As cerimónias foram conduzidas com cânticos de aleluia e lágrimas de saudade. A Missa foi celebrada e presidida pelo Monsenhor Filipe. O senhor Bispo assistira no trono. A missa foi dos anjos. Houve sermão em Português e em inglês. No sermão em Português, o pregador comparou a Sãozinha com a Santa Maria Goretti e disse que a povoacense Sãozinha será, um dia, a primeira Santa canonizada da Bermuda. Goretti tinha irmãos, era de família pobre, era a mais velha dos irmãos, tinha 11 anos, pela pureza foi morta. Onde está a diferença entre Goretti e Sãozinha? Questionou o pregador.

Na saída da catedral foi tocada a nona sinfonia de Beethoven, pedindo e cantando ao Senhor por intermédio da Sãozinha, para que “Os Homens Voltem a Ser Irmãos”.

Saiu o cortejo fúnebre rumo à sua última morada. Milhares e milhares de pessoas pelas ruas do percurso. São dois quilómetros e meio até ao cemitério. Centenas de carros seguiam atrás do enterro. Uma apoteose!

Chegada ao cemitério, muitas lágrimas e gritos dolorosos de dor. Há quem peça vingança: mas a Sãozinha perdoou, ela é uma santa.

Depois de algumas orações, a custo recitadas, ia ser coberto de terra aquele corpo virgem e mártir, mas a mãe amarrou-se à urna não querendo deixar a filha.

Até o tempo que tinha estado agreste e frio, no dia do funeral foi de primavera.

A urna e o funeral custaram umas boas dezenas de milhares de escudos, sendo oferecida pela funerária BULEY-GRAHAM, em atenção à comunidade Portuguesa e à família Furtado.

Túmulo da Sãozinha no Cemitério de S. João, L. Loução
Por fim foi sepultada provisoriamente na secção 4, sepultura 25-A, a menina que foi martirizada pela sua pureza.

O corpo da Sãozinha regressou à Povoação, Freguesia de Nossa Senhora dos Remédios, Lomba do Loução a 20/08/1978, encontrando-se num túmulo privativo de mármore.

“Sãozinha, lá no céu onde te encontras, pede ao Senhor por todos nós”

Um Olhar Povoacense agradece à Sr.ª Margarida Ferro a sugestão para pesquisarmos e relatarmos esta história em memória da povoacense Sãozinha, bem como ao seu irmão Paulo Furtado pela sua prestimosa colaboração e cedência de informação.

Cemitério de São João, Lomba do Loução, onde está sepultada a Sãozinha 
                                   Biografia

                    Maria da Conceição da Costa Furtado

A SÃOZINHA

8/11/1966

Nasce na Vila da Povoação, São Miguel, Açores, sendo seus pais: Daniel Raposo Furtado e Maria Cesaltina da Costa;

4/12/1966

Batiza-se na Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe de Deus, Vila da Povoação;

5/12/1971

Chega à Bermuda com a Mãe e o irmão Paulo (22/9/1969), para se reunir com o Pai, emigrado na Bermuda;

28/4/1974

Recebe a Primeira Comunhão na Igreja de Santo António, Bermuda;

24/10/1974

Regressa aos Açores, ilha de São Miguel, na companhia da Mãe e dos irmãos Paulo e Maximino, este último nascido na Bermuda em 28/3/1973;

10/9/1977

Volta, de novo, à Bermuda com a sua Mãe e irmãos;

22/2/1978

É raptada, violada e assassinada;

25/2/1978

Funeral na catedral de Santa Teresa, Bermuda;

20/8/1978

É depositado o seu corpo em túmulo privativo, de mármore, no cemitério de São João, Lomba do Loução, Povoação.

Oremos:

Meu Senhor Jesus Cristo, que dissestes “deixai vir a Mim as criancinhas”, Cordeiro Divino que Vos apascentais entre lírios, atendei benigno as nossas preces para que o `Lírio da Bermuda´ - a Sãozinha – nos alcance humildade e pureza, no desejo ardente de Vos servir, com fidelidade, até à morte.

E, se for da Vossa maior glória, triunfo da Igreja e santificação das almas, dignai-Vos ó Jesus, glorificar com auréola dos Bem-aventurados aquela que, em sua vida tão breve, só teve a preocupação de fazer sempre a Vossa vontade. Ámen.
Túmulo de Mármore da Sãozinha


A Casa  Ofertada pelos Amigos da Bermuda à Família Furtado, L. Loução 

7 comentários:

  1. lembro-me como se fosse hoje..meus pais adoravam a Saozinha e é verdade...ela queria ficar connosco!Paz à sua alma!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. I lived in Bermuda in 1978. I was a teenager. I remember Connie and this tragic story and my heart goes out to her and her family. I will be back in Bermuda in January 2018, I know it will be close to 40 years. I would like to honor Connie in some way. Do you know if any of Connie's family is still in Bermuda?May you all have comfort and peace.

      Eliminar
    2. Yes, his younger brother, Maximino, is working in Bermuda

      Eliminar
    3. I just realized... today is her birthday. November 8th.

      Eliminar
  2. Que olhes por nós lá do Céu, Connie, minha querida priminha ( de grau afastado ) e amiguinha de infância. Chegámos a brincar juntas e tenho lindas fotos contigo. Ainda tenho os teus brinquedos que a tua mãe me deu, depois da crueldade que te fizeram.
    ÉS UM ANJO NO CÉU QUE VELA POR NÓS!

    ResponderEliminar
  3. My heart goes out to the family of Connie, to all who love and miss her. I remember her. I lived in Bermuda in 1978.

    ResponderEliminar
  4. Hello, I lived in Bermuda at the time this terrible tragedy happened to Connie. I remember her well. Could you please email me in reply and in regards to this article? Thank you so much for sharing this article in memory of Connie. I know she has a special place in heaven. Thank you, Keri

    ResponderEliminar

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot