fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

“SÍMBOLOS IDENTITÁRIOS DO ROMEIROS I – BORDÕES E CEVADEIRAS” EM DESTAQUE NO AUDITÓRIO MUNICIPAL

A Câmara Municipal da Povoação acolhe, de 27 de janeiro a 2 de fevereiro, a Exposição Itinerante “Símbolos Identitários do Romeiros I – Bordões e Cevadeiras”, no Auditório Municipal da Vila.

Em exposição estarão à volta de 100 Bordões e cerca de 30 a 40 cevadeiras que fazem parte das tradicionais Romarias encorpadas por homens dos quatro cantos da ilha que saem em, logo a seguir ao entrudo, em peregrinação à volta da ilha num compromisso de fé. Cada rancho percorre durante uma semana os caminhos da ilha de São Miguel, parando na maioria das ermidas e igrejas. Estima-se que os Romeiros parem em 100 lugares diferentes.

Estimada em cerca de 500 anos, esta tradição assume-se como uma espécie de viagem interior. Ser romeiro, entre os açorianos é uma forma de ser e de estar na vida de todos os dias, pronto a auxiliar o outro sempre que ele precise.

O Bordão é um dos 4 Símbolos Identitários dos Romeiros (Bordão, Lenço, Terço e Cevadeira). Segundo reza a História, existe desde o aparecimento das Romarias Quaresmais de São Miguel. Nas zonas não povoadas e íngremes ajuda o Romeiro na caminhada e nas zonas habitadas é transportado na horizontal do lado de dentro do Rancho.

O Bordão fica sempre junto às entradas das Igrejas e Ermidas e à noite aquando da pernoita, fica na vertical atrás da porta da entrada da casa.

Já a Cevadeira ou Saca de Romeiro é feita de pano e serve para os Romeiros transportarem nas costas a roupa e alguma comida para os 8 dias de caminhada, colocando-a às costas em cada madrugada quando inicia a caminhada, somente a retirando nas refeições e no final de cada dia.

“Símbolos Identitários do Romeiros I – Bordões e Cevadeiras” é uma iniciativa do Movimento de Romeiros de São Miguel, produzida pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, que conta com o apoio das restantes Câmaras Municipais da ilha de São Miguel.

Povoação, 21 de janeiro de 2016


Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot