fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

GOVERNO DOS AÇORES LANÇA CONCURSO DE MAQUETAS DE EDIFÍCIOS SISMO-RESISTENTES ÀS ESCOLAS DA REGIÃO

Inscrições Abertas

É num contexto que procura estimular a aprendizagem, a aquisição e o reforço de conhecimentos dos perigos, vulnerabilidades e riscos associados a fenómenos sísmicos na Região Autónoma dos Açores, que é proposto o seguinte desafio à comunidade escolar:

A construção de uma maqueta de construção anti-sísmica que seja resistente a um cenário análogo ao do terramoto de 1 de novembro de 1755. De forma construtiva, pretende-se ilustrar o impacto de uma catástrofe de origem natural sobre um edifício, um quarteirão, um bairro, a freguesia, em suma, sobre a vivência da própria vila ou cidade. 

Podem concorrer estudantes de dois escalões distintos:

No 1º Escalão: equipas formadas por três alunos do Ensino Básico ou Secundário com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos , dos estabelecimentos de ensino público, privado ou escolas profissionais de toda a Região Autónoma dos Açores e um professor.

Este desafio é lançado a diversas áreas disciplinares, designadamente, Ciências Naturais, Biologia/ Geologia, Física- Química, Geografia, História, Desenho/ Educação Visual, Matemática, bem como ateliers e projetos que estejam a decorrer no próprio estabelecimento de ensino.

No 2º Escalão: equipas formadas por três alunos com idades compreendidas entre os 18 e os 22 anos, de estabelecimentos de ensino universitário de toda a Região Autónoma dos Açores, e um professor nas áreas de Arquitetura e Engenharia.

As inscrições decorrem até ao dia 18 de março 2016, mediante o preenchimento de uma ficha de inscrição que se encontra disponível no site do LREC em http://www.lrec.azores.gov.pt

Esta é uma iniciativa do Governo dos Açores, através do Laboratório Regional de Engenharia Civil.

Prevenir e preparar este tipo de desastre representa um permanente desafio para cientistas, engenheiros, arquitetos, historiadores, agentes de proteção civil, profissionais que trabalham em conjunto no esforço de proteção e de mitigação das consequências destes fenómenos naturais.

Para mais informações consulte o regulamento:

Qualquer dúvida ou esclarecimento deverá ser efetuada por telefone, por email ou correio para:

Concurso - Construções Sismo-Resistentes
LREC – Laboratório Regional de Engenharia Civil
Rua de São Gonçalo s/n
9500-343 Ponta Delgada
Telefone: 296 301 500

A entrega das maquetas será feita nas instalações do Laboratório Regional de Engenharia Civil, até às 17:00H do dia 8 de abril de 2016, com indicação do nome da escola, ano, turma e disciplina em que foi realizada.

A participação será limitada às primeiras trinta inscrições.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot