fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

FUNDADOR DA FARMÁCIA ABÍLIO BOTELHO EM SANTA MARIA ERA POVOACENSE - CELEBRA HOJE 100 ANOS


Em 29 de Janeiro de 1916 foi fundada a Farmácia Abílio Botelho, na sequência de uma nomeação emanada do Presidente da República, Bernardino Machado. O seu fundador Abílio Botelho, micaelense, nascido na vila da Povoação mudou-se para Santa Maria onde residiu até ao seu falecimento. Abílio teve quatro filhos: Maria da Glória Moniz Botelho, Eugénio Abílio Moniz Botelho e José Abílio Moniz Botelho, Aura Guilhermina Moniz Botelho.

Seu filho Eugénio, que se licenciou em Farmácia na Universidade do Porto, tornou-se o sucessor do pai e assim continuou a tradição da família na arte farmacêutica e de análises clínicas, até ao dia do seu falecimento. 
Após a sua morte, não havendo nenhum outro membro da família licenciado em farmácia, esta teria de ser posta à venda. Na altura, a lei exigia que a propriedade de farmácia pertencesse a um farmacêutico. Foi então que a farmácia foi comprada pelo outro filho, José Abílio Moniz Botelho, juntamente com sua mulher, Maria da Conceição do Monte Ferreira Moniz Botelho, que dadas as circunstâncias, acabou por ir para Lisboa para fazer o curso de ciências farmacêuticas da Universidade de Lisboa. Só assim foi possível dar continuidade à tradição familiar no ramo farmacêutico. Até aos dias de hoje, José Abílio Moniz Botelho e Maria da Conceição do Monte Ferreira Moniz Botelho asseguram a propriedade da Farmácia Abílio Botelho, estando também a direção técnica a cargo de Maria da Conceição.

Para assinalar o aniversário , está patente ao público até o dia 12 de Fevereiro, na Igreja da Nª Srª da Vitória, uma exposição comemorativa do centenário. De 2.ª a 6.ª feira das 08h30/12h30-13h30 às 16h30).

Durante a tarde de hoje ( 29 de janeiro ) e amanhã ( dia 30 de janeiro) das 09h00 às 12h00 haverá rastreio de tensão arterial, colesterol e diabetes. (gratuitamente).

Fonte/Fotos: Jornal o Baluarte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot