fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 10 de novembro de 2015

IRMÃOS RIBEIRAQUENTENSES EM CONCERTO DE VIOLA DA TERRA NO ALGARVE

O Auditório da Biblioteca Municipal de Faro recebeu este sábado, dia 7 de Novembro, um Concerto de Viola da Terra, no serão de encerramento da “VII Semana Cultural” da Casa dos Açores do Algarve.

O Concerto foi da responsabilidade de Rafael Carvalho, na Viola da Terra, e César Carvalho, no Violão, dois irmãos naturais da freguesia de Ribeira Quente, e foi muito bem recebido no seio da comunidade Algarvia e dos Açorianos ali residentes.

Este duo tem realizado, nos últimos anos, dezenas de concertos, em variados eventos nos Açores e no Continente Português, com o intuito de promover a Viola da Terra, resgatar temas do repertório instrumental da Viola e, ainda, mostrar composições actuais, da sua autoria, bem como adaptações de peças de outros instrumentos que se adequam à nossa Viola e ao tipo de espectáculo musical idealizado para cada evento.

Neste Concerto, no Algarve, os músicos conduziram o público numa viagem pelo passado da Viola, pelo seu contexto e técnicas diferentes nas várias ilhas Açorianas, pela família da Viola da Terra no Continente Português e Madeira, levando o público presente a recordar a sua infância e as suas raízes. Numa fase mais final do Concerto apresentaram ao público composições originais dos seus dois CDS: “Origens” e “Paralelo 38”. O serão terminou com uma aclamação de pé por todos os presentes.

A “VII Semana Cultural – Açores – Letras, Música, Artes e Sabores” contou com diversos eventos, em vários locais do Algarve e fruto de inúmeras parcerias que a Casa dos Açores do Algarve tem conseguido concretizar ao longo dos anos. O objectivo desta Semana Cultural e das diversas iniciativas que esta instituição organiza ao longo do ano, é, principalmente, de dar a conhecer a cultura e identidade Açoriana à Comunidade envolvente, para além de, obviamente, juntar os Açorianos daquela região do País.

Este tipo de iniciativas possibilita dar a conhecer os Açores e, neste caso em particular, o seu instrumento musical mais característico, a Viola da Terra. Este concerto já era desejado no Algarve há cerca de 3 anos e só foi possível devido ao apoio, na parte da deslocação dos músicos, pela Direcção Regional das Comunidades, que mantém uma relação de proximidade com as várias Casas dos Açores espalhadas pelo País e pela Diáspora.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot