fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sábado, 31 de outubro de 2015

COMUNICADO DA ASSEMBLEIA DE ESCOLA RELATIVAMENTE ÀS DECLARAÇÕES DO PRESIDENTE DA CÂMARA DIRIGIDAS À EBS POVOAÇÃO

Posição pública da Assembleia de Escola face às declarações do Presidente da Câmara Municipal da Povoação

A Assembleia de Escola da Escola Básica e Secundária da Povoação reuniu, extraordinariamente, no dia vinte e nove de outubro de dois mil e quinze, com o intuito de tomar uma posição oficial relativamente às declarações publicadas no dia vinte e dois de outubro na página oficial Facebook Município da Povoação e remetidas ao Jornal Açoriano Oriental.

Em primeiro lugar, feitas as diligências internas para o apuramento dos factos junto de alunos, Encarregados de Educação e Diretores de Turma, podemos categoricamente refutar a acusação da existência de coação de alunos e pais no interior desta instituição. Passemos aos factos:

No contexto da visita da Comissão de Assuntos Sociais da ALRA à EBS da Povoação, uma comissão de alunos, devidamente autorizada pelo Conselho Executivo, tomou a iniciativa de elaborar um texto que resumisse o descontentamento dos alunos da escola sobre as condições de estudo nesta instituição e de pedir a legitimação desta posição pelos seus colegas. Esta iniciativa está, aliás, em consonância com o disposto no Estatuto do Aluno e obedece a um dos princípios fundamentais da Educação: «promover o desenvolvimento do espírito democrático e pluralista, respeitador dos outros e das suas ideias, aberto ao diálogo e à livre troca de opiniões, formando cidadãos capazes de julgarem com espírito crítico e criativo o meio social em que se integram e de se empenharem na sua transformação progressiva». Esta iniciativa, aliás, mereceu o apoio da quase totalidade dos Encarregados de Educação e da Associação de Pais.

Pelos factos apurados, em nenhum momento, aluno algum foi obrigado (muito menos coagido) a assinar seja o que fosse.

Orgulhamo-nos de velar por uma escola democrática e pluralista em que o Direito à opinião de todos é integralmente respeitado.

Relativamente aos horários desta instituição, estes são extensamente auditados pelos Serviços da Inspeção Regional e pela DRE, cumprindo todos requisitos legais. As afirmações proferidas pelo Sr. Presidente da CMP constituem, assim, antes de mais, um atestado de falta de responsabilidade a estes organismos, pelos quais temos o máximo respeito e consideração. Queremos acreditar que tal descuido se deveu apenas ao desconhecimento de todo intrincado processo que envolve a elaboração de horários em qualquer escola.

Reafirmamos unanimemente aquela que é a posição da Associação de Pais e dos Alunos desta escola:


O atual edifício da Escola Básica Maria Isabel do Carmo Medeiros já não oferece condições dignas de segurança, bem-estar e pedagógicas aos nossos alunos. Isto é uma realidade evidente para quem quer que se desloque à escola, reconhecida, igualmente, pela própria Comissão de Assuntos Sociais.

A falta de espaço obriga à readaptação de espaços, nomeadamente: aproveitamento de vãos de escada, conversão de casas de banho em gabinetes de trabalho e de apoio, conversão de arrecadações em salas de aula, criação de gabinetes de atendimento de Encarregados de Educação dentro de outras salas, estreitamento de corredores para a criação de arquivos, conversão do espaço do refeitório para gabinete disciplinar ou à divisão de salas de aulas em outras mais pequenas.

Lamenta-se igualmente que em todas as reuniões públicas promovidas para o efeito, a Câmara Municipal da Povoação, apesar de convidada, nunca compareceu nelas, nem se procurou inteirar das péssimas condições em que estudam os jovens do seu Concelho.

Face ao exposto, a Assembleia de Escola condena veementemente aquela que tem sido a atuação do Presidente da Câmara Municipal da Povoação, repudia terminantemente as acusações proferidas de ânimo leve pelo Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara e manifesta a esperança de que haja uma retratação pública das mesmas.

A escola está plenamente aberta a que se apresentem alternativas concretas para a elaboração de horários e para a organização escolar.

Reiteramos o nosso apoio à gestão do atual Conselho Executivo e às iniciativas tomadas pela Associação de Pais e pelos alunos para expor a quem de direito os graves problemas estruturais que nos afetam.

Na séria esperança que estes modos de atuação não se voltem a repetir, apelamos a que toda a discussão em torno da construção de um novo edifício escolar para a Escola Básica Maria Isabel do Carmo Medeiros se faça serenamente e num saudável e civilizado espírito de troca de ideias e não de acusações.

Povoação, 29 de outubro de 2015


A Assembleia de Escola 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot